Professora participa de banca de defesa de doutorado na UNESP Botucatu
  • Home
  • Professora participa de banca de defesa de doutorado na UNESP Botucatu

Professora participa de banca de defesa de doutorado na UNESP Botucatu

                                   

Estudo sobre violência doméstica contra mulheres aborda vivências e repercussões da solicitação de revogação da medida protetiva, evidenciando a necessidade de políticas mais eficazes e preparo dos profissionais de saúde e do judiciário

 

A professora do curso de Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), Dra. Adriana Avanzi Marques Pinto, participou como membro de uma banca de defesa de doutorado no programa de Enfermagem da Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Câmpus de Botucatu.

 

O tema da tese em que a professora integrou a banca de defesa foi “Violência doméstica contra as mulheres: vivências e repercussões da solicitação de revogação da medida protetiva”, da doutoranda Paula Sales Rodrigues. A pesquisa teve como objetivo interpretar as vivências de mulheres vítimas de violência que solicitam a revogação da medida protetiva de urgência, incluindo suas implicações na funcionalidade familiar, as características sociodemográficas das vítimas, as dinâmicas familiares e as experiências das equipes de Atenção Primária à Saúde e da polícia judiciária.

 

O estudo, realizado entre 2020 e 2022 em um município de médio porte no interior de São Paulo, utilizou métodos múltiplos, combinando análises quantitativas e qualitativas. As fontes de dados incluíram revisão de literatura, análise documental de registros de ocorrências, entrevistas com profissionais da saúde e da polícia, além de mulheres vítimas de violência.

 

Adriana Avanzi Marques Pinto destacou a importância do trabalho, ressaltando a necessidade de políticas mais eficazes para auxiliar mulheres em situação de violência. “Esse trabalho mostrou como ainda estamos carentes de políticas que possam auxiliar as mulheres em situação de violência e como ainda existe um despreparo dos profissionais da saúde e do judiciário para isso. Foi uma experiência bastante importante que possibilitou meu aproveitamento profissional, contato com uma temática de relevância, como também o intercâmbio entre as instituições”, finalizou.

Diretora da FEMA/IMESA participa do 7º Encontro do Dia Mundial da Saúde

Iniciativa reúne instituições e representantes da saúde de Assis e região, promovendo diálogo ...

Leia mais

Inscrições abertas para o PET-Saúde, com bolsas de 700 reais mensais

O programa é exclusivo para estudantes dos cursos de saúde da FEMA; inscrições vão até o dia ...

Leia mais