Grupo Escoteiros Cambuy recebe orientações sobre Primeiros Socorros
  • Home
  • Grupo Escoteiros Cambuy recebe orientações sobre Primeiros Socorros

Grupo Escoteiros Cambuy recebe orientações sobre Primeiros Socorros

                                   

Capacitação, que abordou RCP e manobra de Heimlich, foi realizada por estudantes do curso de Enfermagem

 

No dia 27 de maio de 2023, os estudantes do curso de Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), integrantes do projeto de extensão “FEMA Ethos”, promoveram uma capacitação em Primeiros Socorros com os lobinhos e escoteiros do Grupo Escoteiro Cambuy de Assis. A orientação, realizada na sede do grupo localizada no Centro Social Urbano, abordou temas como reabilitação cardiopulmonar (RCP), manobra de Heimlich (desengasgo) e imobilização.

 

De acordo com a professora Dra. Talita Domingues Caldeirão, através da capacitação em primeiros socorros, as crianças e adolescentes também puderam aprender mais sobre liderança, resiliência e trabalho em equipe, princípios fundamentais para a formação de cidadãos que são responsáveis e atuantes em suas comunidades. “Ao promover experiências práticas e o aprendizado de habilidades essenciais, como primeiros socorros, o Escotismo prepara os jovens para lidar com situações de emergência, desenvolvendo a confiança e a capacidade de agir com serenidade diante de adversidades”, comentou.

 

 

Apesar de ter sido realizada entre escoteiros, os estudantes do “FEMA Ethos” ampliaram a atividade orientativa desenvolvida com as crianças para que fossem levadas a pensar para além do ambiente escoteiro, capacitando jovens a tomarem ações decisivas e salvadoras em momentos críticos. “Todas as informações e aprendizados que a equipe da FEMA transmitiu para nossas crianças vão de encontro com o nosso lema, que é estar sempre alerta, o melhor possível. Essa cooperação entre o Grupo de Escoteiros Cambuy e a FEMA é um poderoso lembrete do tamanho do impacto que o Escotismo pode ter na formação de jovens engajados e prontos para fazer a diferença”, finalizou Dra. Talita.

 

O FEMA Ethos é um projeto realizado pelo grupo de estudantes de Enfermagem do quarto e quinto ano da FEMA, sob a supervisão da professora Dra. Caroline Lourenço, do professor Dr. Daniel Augusto da Silva e da professora Dra. Rosângela Gonçalves Da Silva. O grupo desenvolve capacitações e treinamentos de suporte básico de vida, proporcionando, às equipes de profissionais de saúde de Assis e região, novos conhecimentos a serem desenvolvidos durante os atendimentos, pensando em uma enfermagem humanizada e eficiente.

Diretora da FEMA/IMESA participa do 7º Encontro do Dia Mundial da Saúde

Iniciativa reúne instituições e representantes da saúde de Assis e região, promovendo diálogo ...

Leia mais

Inscrições abertas para o PET-Saúde, com bolsas de 700 reais mensais

O programa é exclusivo para estudantes dos cursos de saúde da FEMA; inscrições vão até o dia ...

Leia mais