Curso de Enfermagem realiza Passagem da Lâmpada e Cerimônia do Jaleco
  • Home
  • Curso de Enfermagem realiza Passagem da Lâmpada e Cerimônia do Jaleco

Curso de Enfermagem realiza Passagem da Lâmpada e Cerimônia do Jaleco

                                   

A cerimônia reuniu autoridades acadêmicas da FEMA, professores e familiares dos estudantes de Enfermagem

 

Na noite do dia 8 de novembro de 2023, o curso de Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) promoveu a Cerimônia de Passagem da Lâmpada e a entrega do jaleco no auditório da Associação Comercial e Industrial de Assis (ACIA).

 

A noite especial contou com a participação do diretor executivo da FEMA, o professor Me. Hilário Vetore Neto; da coordenadora do curso, professora Dra. Caroline Lourenço de Almeida; dos professores do curso de Enfermagem; além de familiares e amigos dos estudantes.

 

A tradição da entrega do jaleco marcou o início da transição dos estudantes dos primeiro e segundo anos para o universo da saúde. Eles receberam o jaleco de seus familiares, nomeados como seus padrinhos, simbolizando não apenas uma vestimenta, mas o compromisso e as responsabilidades que acompanham a profissão. Essa etapa é vista como a primeira de muitas vitórias que os estudantes conquistarão ao longo de suas carreiras.

 

Além disso, a Cerimônia de Passagem da Lâmpada, tradição no curso de Enfermagem, foi realizada como parte integrante da programação. Nesse momento, os veteranos do último ano passaram a chama de suas lâmpadas para os estudantes do primeiro e segundo ano. Esse gesto simboliza a transferência de conhecimento e responsabilidade, homenageando a história da profissão e, especialmente, a enfermeira Florence Nightingale.

 

A simbologia deste ritual está ligada ao atendimento que Florence prestou aos feridos durante a Guerra da Crimeia, na década de 1850, quando ela usava uma lâmpada a óleo como auxílio. A cerimônia na FEMA reforça a importância desses valores na prática da Enfermagem e destaca o comprometimento dos estudantes em seguir os passos de grandes profissionais.

 

O curso de Enfermagem da FEMA reafirma, por meio dessas cerimônias, seu compromisso com a formação integral dos futuros profissionais de saúde, promovendo não apenas a aquisição de conhecimentos técnicos, mas também os valores essenciais para uma prática ética e humanizada.


Diretora da FEMA/IMESA participa do 7º Encontro do Dia Mundial da Saúde

Iniciativa reúne instituições e representantes da saúde de Assis e região, promovendo diálogo ...

Leia mais

Inscrições abertas para o PET-Saúde, com bolsas de 700 reais mensais

O programa é exclusivo para estudantes dos cursos de saúde da FEMA; inscrições vão até o dia ...

Leia mais