FEMA forma primeira turma de Fisioterapia
  • Home
  • FEMA forma primeira turma de Fisioterapia

FEMA forma primeira turma de Fisioterapia

                                   

Com colação de grau marcada para o mês de janeiro, formandos da primeira turma de Fisioterapia da FEMA protagonizam a implantação do curso

O ano de 2022 marca a finalização de um ciclo para a primeira turma da graduação em Fisioterapia da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA). Instituída em 2018, a classe está com sua colação de grau marcada para o mês de janeiro, e convidou sua coordenadora, professora Ma. Maria Eulália Baleotti, para ser o nome da turma e também paraninfa dos formandos, e a professora Dra. Cássia Regina Saade Pacheco para patronesse.

Nas palavras da coordenadora, os primeiros cinco anos de um curso em implantação são marcados com muitos desafios e inúmeras vivências positivas que aconteceram com os estudantes e professores, que auxiliaram no desenvolvimento do curso. “O primeiro desafio começou quando fui convidada para escrever o projeto da graduação; meu objetivo era montar um projeto pedagógico que conseguisse corrigir as fragilidades e desenvolver as potencialidades que eu já tinha visto em outras graduações, para fazer um curso que fosse completo para os estudantes. Eu pensei muito em prepará-los para o mercado de trabalho real, a partir de índices epidemiológicos e de orientações dos órgãos regulamentadores de saúde e educação, não esquecendo de quais eram as doenças mais prevalentes na região. Formar uma primeira turma também foi uma grande missão, e no fim eles também foram protagonistas dessa história. Afinal, confiaram na FEMA, no meu trabalho enquanto coordenadora, nos professores, e responderam muito bem a tudo que foi proposto, e com excelência”, comenta a professora.

Maria Eulália ainda expressa que um pilar que orientou a formação dos futuros fisioterapeutas foi o atendimento humanizado, sempre com respeito e empatia. “Eles viveram experiências que agregarão, com toda certeza, aos seus currículos, e penso que eles saem ainda mais preparados, por terem vivido a pandemia, uma situação rara. Eles vivenciaram isso e colocaram, com os professores, seus conhecimentos à disposição da população. Aliás, o curso sempre se preocupou muito não só com a humanização do atendimento, com empatia, e com a solução dos problemas de saúde da população, mas também com a valorização do atendimento interdisciplinar de maneira conjunta com outros profissionais, com foco mantido no paciente. Nas práticas supervisionadas prestaram mais de três mil atendimentos à comunidade durante o ensino, acompanhados e orientados pelos professores, e isso mostra que os estudantes da primeira turma de Fisioterapia da FEMA sairão preparados para o mercado de trabalho e para solução das demandas de saúde da população”, completa.

Questionada sobre o fato de ter sido homenageada como nome da turma e paraninfa dos formandos, a coordenadora externa que o sentimento é de muita alegria e gratidão. Segundo ela, receber essa homenagem demonstra que sua missão, para com os estudantes, foi cumprida. “Estou me sentindo como se tivesse ganhado um prêmio! Amo a profissão que escolhi, e imagino que, se eu nascesse de novo, escolheria ser fisioterapeuta novamente. Então, receber esse reconhecimento, esse carinho, a consideração e o respeito dos estudantes, por meio destas homenagens na formatura, não tem nada palpável que se iguale. O meu dever e obrigação moral era fazer com que eles tivessem uma boa formação, e quando recebo essas homenagens, sinto como se eles estivessem falando que deu tudo certo”, finaliza.

Próximo passo

A duração mínima do curso de Fisioterapia da FEMA é de cinco anos, porém grande parte da turma já tem está aprovada em residências e pós-graduações, ou até mesmo com futuras atuações em vista – antes mesmo de se formarem. Apesar de só poderem atuar como fisioterapeutas após a colação de grau, o fato evidência a qualidade proporcionada pela proposta do projeto pedagógico do curso de Fisioterapia da FEMA.

Estudantes de Publicidade realizam visita técnica ao Supermercado Avenida Max

Durante atividade acadêmica, os estudantes puderam ver de perto as estratégias de ponto de venda ...

Leia mais

FEMA celebra segundo dia de colação de grau dos formandos de 2023

Formatura dos estudantes da FEMA marca uma noite de emoção e sucesso acadêmico, com a presença ...

Leia mais