FEMA celebra segundo dia de colação de grau dos formandos de 2023
  • Home
  • FEMA celebra segundo dia de colação de grau dos formandos de 2023

FEMA celebra segundo dia de colação de grau dos formandos de 2023

                                   

Formatura dos estudantes da FEMA marca uma noite de emoção e sucesso acadêmico, com a presença de professores, amigos e familiares dos formandos

 

Na noite de quinta-feira, dia 25 de janeiro de 2024, a Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) realizou a formatura dos estudantes dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), Ciência da Computação, Publicidade e Propaganda, e Química Industrial, no Salão de Eventos da Associação Comercial e Industrial de Assis (ACIA). O evento foi marcado por muita emoção e celebração dos formandos, que se esforçaram e se dedicaram para alcançar o sucesso.

 

A cerimônia teve a participação do presidente da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), professor Me. David Lucio de Arruda Valverde; do diretor-executivo da FEMA, Hilário Vetore Neto; da vice-diretora acadêmica do Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis (IMESA), professora Ma. Arlete Aparecida Marçal; da coordenadora dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) e Ciência da Computação (BCC) e nome de turma dos formandos de Análise de Sistemas, professora Ma. Diomara Martins Reigato Barros; da coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda e paraninfa da turma de formandos, professora Dra. Ana Luisa Antunes Dias; do coordenador do curso de Química Industrial e paraninfo da turma, professor Me. Alexandre Vinicius Guedes Mazalli; do patrono do curso de BCC, professor Me. Fernando Cesar de Lima; da patronesse do curso de Química Industrial, professora Dra. Patrícia Cavani Martins de Mello; do patrono do curso de ADS, professor Me. Guilherme de Cleva Farto; da patronesse dos formandos em Publicidade e Propaganda, Leonice Martins Funari Simões; do paraninfo do curso de BCC, professor Dr. Almir Rogério Camolesi; do nome de turma dos formandos em Publicidade e Propaganda; professor Marcos Vinicius Gimenez Gil; e da nome de turma dos formandos em BCC, professora Dra. Marisa Atsuko Nitto. O evento também contou com a presença dos professores dos cursos, amigos e familiares dos formandos.

 

Em depoimento, o presidente da FEMA, professor Me. David Valverde, deixou uma mensagem de reflexão a todos os formandos: “Este momento de concretização de um sonho realizado é de extrema importância. Muitos estudantes costumam dizer ‘Estou aqui porque meus pais me trouxeram ao mundo e delinearam esse plano maior para mim’. Na verdade, é o contrário. Seus pais estão presentes aqui porque vocês existem. Portanto, todos, desde pais e avós até genitores, desempenham um papel fundamental em todo esse processo. Esta é a mensagem da direção e presidência da FEMA. Porque compreendemos que construir um futuro ou um presente de sucesso não se faz isoladamente. A todos os formandos, desejamos felicidades e sucesso. Que cada um de vocês possa trilhar o caminho da trilogia do sucesso, composta por competência, habilidade e motivação intrínseca. São esses três elementos que conduzem à realização pessoal. Parabéns! Agora, a jornada continua, com a vida se desdobrando de uma maneira mais distinta, mais bela e com a concretização parcial desse tão almejado sonho. Que venha agora o mundo profissional!”, fala Valverde.

 

Em seu discurso, a vice-diretora do IMESA, professora Ma. Arlete Marçal, reforçou a sua mensagem de gratidão a todos pela confiança na faculdade. “Expresso minha gratidão a todos os pais e estudantes que depositaram confiança na FEMA para concretizar seus sonhos. Também sou grata aos professores que desempenharam um papel crucial ao apoiar os estudantes ao longo dessa jornada, mesmo diante de situações delicadas na instituição, desempenhando um papel fundamental de educadores. Acredito sinceramente nisso. Enquanto escuto as palavras dos discursos aqui, me lembro de uma metáfora de um livro de Rubem Alves, que afirma que a ostra feliz não cria pérolas porque precisa encontrar uma esfera líquida e lisa para moldar o grão de areia que a está incomodando. Da mesma forma, ao considerar que vocês enfrentaram uma pandemia, com toda a dor, insegurança e incerteza em relação aos seus sonhos, vocês conseguiram superar tudo isso. Por isso, percebo a formação de verdadeiras “pérolas” a partir dessa experiência desafiadora”, fala Arlete.

 

Diomara Barros, coordenadora dos cursos de Informática da FEMA, relembrou o quão gratificante foi o retorno das turmas após a pandemia. “É uma enorme gratidão, e também é muito bom esse sentimento de dever cumprido. Como professores, contribuímos para esta fase crucial, ajudamos com o ingresso na área, e esse é o sentimento que fica. O que mais me marcou na turma de ciência da computação que está se formando foi o retorno às aulas presenciais após enfrentarem dois anos de pandemia. Ao voltarem, expressaram uma alegria visível nos olhos, compartilhando o desafio de passar dois anos estudando online. Foi incrivelmente gratificante ver a empolgação deles ao retornar. Essa turma marcou profundamente por sua determinação em participar ativamente, não querendo perder nenhuma oportunidade, considerando tudo o que passaram durante a pandemia. Todas essas turmas começaram seus estudos nesse cenário desafiador, enfrentando a adaptação durante a graduação e com os professores. No entanto, é extremamente gratificante ver que conseguiram superar essas adversidades. Enquanto muitos desistiram no meio do caminho, os que estão aqui hoje são os que enfrentaram e venceram os desafios do estudo online durante a pandemia, culminando na celebração de sua formatura”, declara a professora.

 

Ana Luisa, coordenadora do curso de Publicidade, conta que há um grande orgulho em ver  turma especial se formar, não apenas pela singularidade de cada aluno, mas também por ter iniciado durante a pandemia.. “Sinto um imenso orgulho ao ver essa turma se formar, pois ela é realmente especial. Não apenas pela singularidade de cada aluno, mas também porque foi a turma que começou durante a pandemia. Com apenas um mês de aulas presenciais, os dois anos seguintes foram conduzidos virtualmente, através das telas dos computadores. Assim, nosso vínculo teve início no ambiente digital e se intensificou ao longo dos outros dois anos de curso. Participar dessa jornada de conhecimento é profundamente enriquecedor para mim como professora. Aprendo algo novo com cada aluno, pertencente a uma geração diferente da minha. No processo de ensinar, continuo a aprender, e é uma grande alegria observar o crescimento desses jovens que, há quatro anos, eram apenas estudantes e agora se tornaram meus mais recentes colegas de trabalho“, comemora a professora.

 

A patronesse do curso de Química Industrial, professora Dra. Patrícia Cavani, reiterou o quão merecedores do diploma são os estudantes, devido à pandemia que enfrentaram durante os primeiros anos do curso: “É uma grande honra para mim participar da formação de mais uma turma de química, especialmente por se tratar de um grupo que iniciou seus estudos durante a pandemia. Embora tenha ministrado aulas presenciais para eles apenas no quarto ano, já no terceiro ano retomaram as aulas presenciais. Foi nesse último ano que estabelecemos um contato mais próximo. Esta turma demonstrou grande dedicação para concluir seus estudos, tornando-se, portanto, merecedora do diploma que estão recebendo hoje”, finaliza.




FEMA convida para o evento Ada Lovelace nesta próxima sexta-feira

Encontro organizado pela coordenadoria de Informática da FEMA reúne especialistas e profissionais ...

Leia mais

FEMA realiza aula inaugural do projeto FEMA Robótica

Evento deu início a uma nova fase do projeto, que visa estimular o interesse de adolescentes e ...

Leia mais