Estudantes de Química aprendem sobre biodiesel em visita técnica à Be8
  • Home
  • Estudantes de Química aprendem sobre biodiesel em visita técnica à Be8

Estudantes de Química aprendem sobre biodiesel em visita técnica à Be8

                                   

Visita à empresa proporcionou uma vivência prática e uma compreensão aprofundada sobre a produção sustentável de biocombustíveis

 

No dia 21 de setembro, os alunos do segundo e quarto ano do curso de Química da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) participaram de uma visita técnica à indústria Be8, anteriormente conhecida como BSBIOS. A visita proporcionou aos estudantes uma imersão no universo da química aplicada à produção de biodiesel, além de permitir um aprofundamento prático dos conhecimentos adquiridos em sala de aula.

 

Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer de perto a história da empresa e os processos químicos envolvidos na produção de biodiesel. Eles também puderam explorar as instalações dos laboratórios de análises e toda a estrutura industrial do processo. Foi uma ocasião para os estudantes verem na prática os conteúdos discutidos nas disciplinas de química orgânica, análises físico-químicas, análise instrumental e operações unitárias.

 

A visita técnica foi supervisionada pelo coordenador do curso de Química Industrial da FEMA, o professor Me. Alexandre Vinicius Guedes Mazalli, e pela professora Ma. Elaine Amorim Soares, que acompanharam de perto o interesse e o entusiasmo dos alunos durante toda a experiência.

 

Durante o processo de produção do biodiesel, os estudantes puderam ver que os subprodutos do processamento, como glicerina, borra e oleína, não são desperdiçados, mas sim têm valores comerciais significativos para outras indústrias. Isso ressalta a importância da sustentabilidade e do aproveitamento de recursos na indústria química.

 

Os estudantes também puderam conferir a excelência do Laboratório de Análises da empresa visitada, que possui certificação ISO 17.025. O laboratório desempenha um papel fundamental no controle de qualidade do biocombustível, realizando aproximadamente 200 análises diárias no recebimento dos óleos e graxas utilizados no processo, bem como cerca de 100 análises antes da expedição dos produtos finais. Essas análises rigorosas garantem a qualidade e a conformidade dos produtos da empresa. Para manter essa operação eficiente, o laboratório conta com uma equipe de 21 profissionais da área química, que trabalham em turnos durante 24 horas por dia.

 

A visita técnica à indústria Be8 foi uma experiência enriquecedora para os alunos de Química Industrial da FEMA, pois proporcionou uma compreensão mais profunda dos processos químicos na indústria e sua relevância na produção de biodiesel, além de também mostrar um pouco do que o mercado de trabalho exige de um profissional dessa área.

Estudantes de Química Industrial têm aula prática no Parque das Águas

Professora Patrícia Cavani guiou os estudantes na coleta e análise de amostras de água, usando a ...

Leia mais

Química e Secretaria da Educação impulsionam o ensino de ciências em escolas

Alunos e professores do curso de Química visitam escolas para planejar atividades e fortalecer ...

Leia mais