Estudantes da 11ª turma de Medicina recebem jaleco em cerimônia emocionante
  • Home
  • Estudantes da 11ª turma de Medicina recebem jaleco em cerimônia emocionante

Estudantes da 11ª turma de Medicina recebem jaleco em cerimônia emocionante

                                   

Em evento tradicional, os estudantes recebem seus jalecos e se comprometem, com responsabilidade e respeito, no cuidado com a comunidade

 

A 11ª turma de Medicina da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) participou da Cerimônia do Jaleco no dia 31 de março de 2023. O evento, cujo objetivo é entregar o jaleco branco aos calouros em uma celebração tradicional, contou com a presença da vice-diretora acadêmica, professora Ma. Arlete Aparecida Marçal, o coordenador do curso de Medicina, professor Dr. Jairo Cesar dos Reis, além de professores que fazem parte do corpo docente do curso e familiares dos homenageados.

 

Durante a cerimônia, os estudantes  receberam o jaleco de seus familiares, nomeados como padrinhos, e vestiram o jaleco, simbolizando a transição para o universo da saúde. Este é um gesto que representa a primeira de muitas vitórias tanto para os estudantes quanto para aqueles que os cercam.

 

O evento é também um momento para refletir sobre a importância do cuidado com a população, por isso os estudantes realizaram um juramento durante a celebração, comprometendo-se a cumprir suas obrigações com responsabilidade e respeito.

 

 

Em discurso, a vice-diretora acadêmica, Ma. Arlete Marçal, disse estar muito feliz porque nestes eventos ela enxerga o quanto a FEMA está cumprindo o seu papel de educação, desde a formação do primeiro curso dentro da instituição. “Temos uma responsabilidade quando devolvemos, para a comunidade, o que ela está precisando, e isso acontece dentro da formação. E estamos felizes também, em estar participando da cerimônia do jaleco da turma onze. Essa é uma turma muito simbólica para mim, porque a numerologia diz que o número onze é um número que dá início a tudo e que tem uma força muito poderosa, um perfeccionismo, além de ser o número da força magnética. É isso que eu penso ser essa turma, e eu reconheço isso quando eles estão dentro da sala de aula comigo. É um grupo forte, determinado, que vai fazer a diferença para a comunidade e na vida de muita gente”, comenta.

 

O coordenador do curso de Medicina, Dr. Jairo Cesar dos Reis, conta que em sete anos e meio de existência do curso, muita coisa já aconteceu, mas ainda há muitos desafios a serem enfrentados. “Hoje, o curso de Medicina já tem cem professores e acredito que o grande patrimônio que este curso tem é o comprometimento da maioria desses professores em suas tarefas. Mas temos muitos desafios pela frente. Um trabalho muito grande em demonstrar o bem que um curso de Medicina pode fazer para uma cidade e para uma região. Essa demonstração, ela não é somente de direção, coordenação, professores, mas ela irá passar também por nossos estudantes. Hoje um curso de medicina exige um estudante comprometido, compromissado, envolvido e, conforme a nossa metodologia, reflexivo e participativo. O curso de Medicina da FEMA já avançou, mas ele pode ousar e ser muito mais, ele ir além dos seus propósitos”, finaliza o coordenador.

 

Durante a graduação, os estudantes de Medicina da FEMA têm acesso ao Laboratório de Práticas em Ciências da Saúde, um espaço que permite a aplicação dos conteúdos aprendidos em sala de aula. Um dos pilares do curso é o atendimento humanizado, ensinado na prática. Sob a supervisão dos professores, os estudantes atuam nas policlínicas do município de Assis, estreitando o relacionamento entre a FEMA e a comunidade local.

Professora de Medicina da FEMA apresenta quatro pesquisas no 13º GERP

Vanessa Cristina Vila Gonzaga exibiu estudos relevantes sobre envelhecimento e saúde, evidenciando ...

Leia mais

FEMA/IMESA realiza III Pré-fórum de Educação Médica

Professores debateram estratégias para aprimorar currículo e metodologias do curso visando ...

Leia mais