Estudante de Fisioterapia da FEMA tem projeto de pesquisa aprovado pela FAPESP
  • Home
  • Estudante de Fisioterapia da FEMA tem projeto de pesquisa aprovado pela FAPESP

Estudante de Fisioterapia da FEMA tem projeto de pesquisa aprovado pela FAPESP

                                   

Estudo de Isadora Feitor Speranza visa analisar a qualidade metodológica de estudos clínicos em fisioterapia respiratória

 

A estudante do curso de Fisioterapia da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), Isadora Feitor Speranza, teve seu projeto de pesquisa aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Com o tema “Qualidade metodológica de ensaios clínicos randomizados de fisioterapia para doenças respiratórias crônicas”, o projeto tem como objetivo avaliar a qualidade metodológica dos estudos clínicos em fisioterapia para pacientes com doenças respiratórias crônicas.

 

Isadora expressou sua gratidão e felicidade pela conquista, ressaltando a importância que esse apoio terá em seu desenvolvimento acadêmico e profissional. “Fiquei extremamente grata e feliz pela minha aprovação na FAPESP, tenho certeza que essa aprovação vai contribuir muito pro meu desenvolvimento acadêmico e profissional, e espero contribuir com o curso de fisioterapia da Fema. Acredito que essa conquista pode abrir várias portas para o meu futuro, por isso sou extremamente grata à minha orientadora, pois sem ela nada disso seria possível!”, destaca a estudante.

 

Segundo a orientadora de Isadora, professora Dra. Juliana Souza Uzeloto, o projeto da aluna foi idealizado a partir de um estudo anterior, Programa de Iniciação Científica (PIC) de outra estudante que esteve sob sua orientação. Ela ainda destacou a relevância da pesquisa como uma ferramenta para esclarecer questões e promover avanços no campo da fisioterapia respiratória e salientou que os resultados contribuirão para a melhoria de futuros estudos na área e, consequentemente, na qualidade de evidências científicas em tratamentos fisioterapêuticos para a população. 

 

Além disso, a Dra. Juliana enfatizou a importância da FAPESP como uma instituição de fomento à pesquisa que oferece oportunidades valiosas para o crescimento acadêmico e pessoal dos estudantes. “A maioria dos alunos desconhecem as diversas oportunidades em pesquisa existentes, e nosso dever como professores, é apresentar a eles esse universo tão rico. A FAPESP, em especial, é uma Fundação de fomento à pesquisa grandiosa, que oportuniza pesquisadores de Instituições de ensino superior públicas ou privadas do estado de São Paulo, desde a graduação, a alavancarem suas carreiras por meio da ciência. A graduação oferece grandes oportunidades, e é dever do aluno ir à busca para maior crescimento. O grande conselho que tenho para alunos que estejam interessados em buscar oportunidades de pesquisa semelhantes é ir além, se interessar em conhecer toda atividade dentro e fora dos muros da instituição e utilizar a tecnologia e o acesso à informação facilitado dos dias atuais para se desenvolver”, ressalta Dra. Juliana.

 

A coordenadora do curso de Fisioterapia da FEMA, professora Ma. Mariana Pereira Bertoche, enfatizou a importância da pesquisa de Isadora para a instituição e para o curso. “A aprovação de um projeto de pesquisa pela FAPESP é um reconhecimento da qualidade acadêmica e científica da instituição e dos alunos envolvidos, e parcerias com instituições de fomento à pesquisa, como a FAPESP, são essenciais para o fortalecimento da pesquisa científica na FEMA e para a promoção do avanço do conhecimento em fisioterapia. Por isso estamos todos muito felizes com a aprovação do projeto da Isadora; a segunda bolsa da FAPESP aprovada na FEMA é também a segunda concedida ao curso de Fisioterapia, e isso nos orgulha demais”, finaliza.

Clínica-escola de Fisioterapia da FEMA promove aula interdisciplinar

Estudantes receberam treinamento prático em técnica de agulhamento a seco para tratamento de ...

Leia mais

Estudantes de Fisioterapia da FEMA promovem Brincar Terapêutico

Estudantes se uniram para levar alegria e aprendizado às crianças da comunidade, em uma ...

Leia mais