Estudantes de Química visitam sistema de tratamento de água da SABESP em Assis
  • Home
  • Estudantes de Química visitam sistema de tratamento de água da SABESP em Assis

Estudantes de Química visitam sistema de tratamento de água da SABESP em Assis

                                   

Visita técnica guiada por técnico da companhia, egresso da FEMA, permitiu aprendizado sobre os processos de tratamento e controle de qualidade da água consumida na cidade

 

Os estudantes do curso de Química Industrial da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) tiveram uma experiência única nesta quarta-feira (5), ao realizarem uma visita técnica ao sistema de tratamento de água da SABESP, na cidade de Assis.

 

Acompanhados pela professora Dra.  Patrícia Cavani Martins de Mello, os estudantes foram guiados pelo técnico em sistema de saneamento Gabriel Bedinotte, que é químico formado pela FEMA no ano de 2013. Durante a visita, os estudantes tiveram a oportunidade de acompanhar todo o processo de tratamento da água, desde o processo de cloração até o armazenamento, recebendo instruções sobre as finalidades e a importância de cada etapa.

 

Além disso, os estudantes também receberam informações sobre os níveis de consumo de água pela população assisense, constatando que são equiparáveis aos de outros municípios do Estado. Uma das etapas mais interessantes da visita técnica foi a observação do controle de qualidade, feito na água consumida na cidade, no laboratório da companhia e do sistema de monitoramento de distribuição, informatizado. Isso permite que a SABESP tenha o controle de suas instalações e possa prevenir avarias por vandalismo ou outras origens diversas. 

 

Segundo a professora Dra. Patrícia Cavani, a visita técnica foi uma oportunidade única para os estudantes do curso de Química Industrial da FEMA aprenderem mais sobre o sistema de tratamento de água da cidade de Assis e sua importância para a população. “As visitas técnicas são um adicional na formação dos estudantes e contribuem com a orientação profissional deles, pois mostram o campo de atuação do químico na área de prestação de serviços, e comprovam a presença e importância da química no cotidiano da população. Outro fator é que, nestas oportunidades, há um empenho dos estudantes na participação do evento, já que têm consciência da importância dele para a sua formação. Pudemos ver isso nos questionamentos feitos por eles e por sua satisfação ao término das visitas”, comenta a professora que acompanhou os estudantes no evento.

Estudantes de Química Industrial têm aula prática no Parque das Águas

Professora Patrícia Cavani guiou os estudantes na coleta e análise de amostras de água, usando a ...

Leia mais

Química e Secretaria da Educação impulsionam o ensino de ciências em escolas

Alunos e professores do curso de Química visitam escolas para planejar atividades e fortalecer ...

Leia mais