FEMA realiza quinta edição do encontro Ada Lovelace
  • Home
  • FEMA realiza quinta edição do encontro Ada Lovelace

FEMA realiza quinta edição do encontro Ada Lovelace

                                   

Evento destacou o papel das mulheres na área de TI, reunindo mulheres especialistas e incentivando a participação feminina no setor tecnológico

 

Na última sexta-feira, dia 22 de março de 2023, a coordenadoria dos cursos de Informática da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) promoveu mais uma edição do encontro “Ada Lovelace – Mulheres na Tecnologia”. Realizado no Salão de Eventos da Associação Comercial e Industrial de Assis (ACIA), o evento reuniu uma diversificada audiência interessada na área de Tecnologia da Informação (TI), com o objetivo de evidenciar o papel crucial desempenhado pelas mulheres nesse campo e incentivar a participação feminina na tecnologia.

 

O ponto central do encontro foi a palestra intitulada “Tecnologia e Educação: uma mistura que dá pra fazer”, conduzida pela palestrante Maria Alessandra Dubowski Nascimento. Após a palestra, uma mesa-redonda proporcionou um espaço para mulheres que se destacam em diferentes segmentos do mercado de Tecnologia compartilharem suas experiências e visões. Participaram do debate Lohana Francielli da Silva, analista II de suporte técnico da TOTVS; Rafaela Martins, analista de processos ágeis da TOTVS; Mariane Silva, gerente de operações de produtos da Tray – Locaweb Company; e Cristiane de Oliveira Garcia, coordenadora de projetos da VSM Informática.

 

 

A coordenadora dos cursos de Informática da FEMA, professora Ma. Diomara Martins Reigato Barros, expressou sua satisfação com o sucesso do evento e reforçou o compromisso de manter essa iniciativa nos anos seguintes. “O evento foi um sucesso, e nós queremos continuar com esse encontro por muitos anos, envolvendo as alunas dos nossos cursos de Análise de Sistemas e Ciência da Computação, além de também envolver a ETECs, outras faculdades e comunidades externas para estar conosco abraçando essa causa, incentivando meninas para a área de tecnologia”, evidenciou.

 

Já a vice-diretora do Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis (IMESA), professora Ma. Arlete Aparecida Marçal, destacou a relevância do Ada Lovelace para a inserção das mulheres na informática, ressaltando que o ele demonstra o compromisso da FEMA e do IMESA em fomentar a presença feminina na tecnologia. “Ainda hoje nós temos algumas fragilidades em inserir essa mulher dentro da informática. E a FEMA, na pessoa de mantenedora e o IMESA no Instituto Educacional, consegue trazer um evento com uma grandeza tão importante e mulheres tão importantes, mulheres que estão aí inseridas na Informática fazendo a ciência, porque a informática é ciência”, enfatiza a vice-diretora.

 

O diretor-executivo da FEMA, professor Me. Hilário Vetore Neto, também esteve no evento e destacou a importância de dedicar um espaço específico para discutir o papel das mulheres na tecnologia, em um momento em que a demanda por profissionais qualificados nesse setor está em ascensão. Ele enfatizou que a FEMA tem o orgulho de sediar um evento que celebra e promove a participação das mulheres na área de TI, especialmente durante o mês dedicado às mulheres.

Você pode conferir todas as fotos do Ada Lovelace no Flickr da FEMA.

FEMA In Tech: evento promove inovação e tecnologia em Assis

Encontro reuniu estudantes, professores e profissionais para discutir tecnologia e soluções ...

Leia mais

HUB Inova FEMA desenvolve atlas de histologia para o curso de Medicina

O recurso surgiu da ideia das professoras do Laboratório Morfofuncional, Dra. Renata Bittencourt e ...

Leia mais