Main Menu

Conheça a Fema

conferência professora veruscaConferência sobre parto humanizado

Evento reuniu palestrantes e convidados em Brasília

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação Fema

 

Na última semana de novembro, a professora Verusca Capellini, do curso de Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis, participou da IV Conferência Internacional sobre Humanização do Parto e Nascimento, em Brasília, DF.

Dentre os assuntos debatidos entre os dias 26 e 30 de novembro, foram abordadas propostas inovadoras de humanização da assistência perinatal e as boas práticas de gestão ao cuidado obstétrico. O encontro trouxe ainda discussões sobre a interculturalidade e os novos modelos de atenção à saúde da mulher e da criança.

Na segunda-feira, dia 28, a docente da Fema apresentou um resumo de três pesquisas produzidas conjuntamente com os alunos da graduação. O estudo desenvolvido tratou da atenção humanizada ao recém-nascido.

A conferência contou com renomados profissionais do Brasil e do exterior, como o obstetra francês Michel Odent, da parteira mexicana Naoli Vinaver e da enfermeira norte-americana Sandra Bardsley.

conferência professora verusca parteiraTambém estiveram presentes importantes referências em humanização da assistência perinatal, dentre eles o obstetra Braulio Zorzella, o pediatra Ricardo Chaves e a doula Maria de Lourdes da Silva Teixeira, conhecida como Fadynha. Doula é um termo que se refere à mulher que presta assistência à mãe durante o parto e nos primeiros cuidados com bebê.

A conferência é uma realização da Rede pela Humanização do Parto e Nascimento, a Rehuna, e aconteceu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, no Eixo Monumental, em Brasília.

O objetivo central é colaborar para avanços na proposta do parto e nascimento humanizados, atualmente considerado política de estado do governo federal.

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA