Main Menu

Conheça a Fema

liga ano1Liga do Trauma comemora 1 ano

Para celebrar a data, grupo participou de treinamento

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação Fema

 

Na primeira quinzena de outubro, a Liga do Trauma do curso de Enfermagem da Fema participou de treinamento com o consultor de segurança Marcello Mittermayer, em comemoração ao primeiro aniversário do grupo.

O curso de suporte emergencial aplicado no próprio campus da Fema nos dias 8 e 9 e 15 e 16 de outubro reuniu 30 participantes em cada fim de semana. Estudantes da Enfermagem da Fema e de outras instituições de ensino, como Unip e Centea, estiveram presentes.

O treinamento capacita alunos e profissionais para identificar situações de emergências e realizar técnicas básicas de primeiros socorros. “Em linhas gerais, notamos nos profissionais da área da saúde amplo conhecimento teórico, mas com algumas técnicas práticas que precisam ser aperfeiçoadas”, explica Mittermayer.

Oficial do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, Marcello Mittermayer atua como consultor e instrutor especializado em emergências pré-hospitalares. É mergulhador especialista em sobrevivência e salvamentos aquáticos e em altura.

liga ano1 2A metodologia utilizada no treinamento é baseada nas diretrizes da American Heart Association e da OFF USAID, entidade norte-americana com abrangência internacional que capacita profissionais na área de emergência em situações de desastre. “No curso, trabalhamos técnicas como a retirada, imobilização, estabilização e também a correta abordagem da vítima”.

A atividade faz parte das comemorações do primeiro ano da Liga do Trauma. “Convidamos o Marcello porque ele tem muita experiência no atendimento pré-hospitalar. Esse mesmo treinamento, inclusive, ele faz para as equipes de resgate do Corpo de Bombeiros”, conta a professora Caroline Lourenço que também integra a liga.

Em 2016, a graduação de Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis completou dez anos. Nesse período, as diversas ações voltadas à comunidade se tornaram uma de suas marcas registradas, dentre elas está a Liga do Trauma.

Criado em outubro de 2015 em parceria com o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), o grupo, formado por estudantes e professores da Enfermagem, já desenvolveu treinamentos e ministrou palestras em diversas cidades, como Florínea, Ibirarema, Ourinhos, Palmital, Tarumã, além de Assis. Em março, a equipe foi ampliada para receber os alunos da faculdade de Medicina da Fema.

“Nós damos o treinamento e são os próprios ‘ligantes’ que fazem a capacitação. Grande parte da região já recebeu nossos alunos”, segundo a professora Caroline Lourenço. “Ao longo desse primeiro ano, a avaliação dos trabalhos realizados pela Liga do Trauma é bastante positiva”.

 

liga ano1 3

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA