femarondon colacaoAlunos do projeto FemaRondon recebem certificado

Em cerimônia de colação, participantes destacam o caráter transformador do programa

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação Fema

No sábado, dia 2 de abril, os alunos da Fundação Educacional do Município de Assis, que participaram do FemaRondon 2015, receberam certificado em cerimônia no anfiteatro, com a presença de professores, amigos e familiares.

Com o lema “União, Força e Transformação”, ao todo, 20 alunos fizeram ações em Ibirarema, no Vale do Paranapanema, no ano passado. No munícipio, diversas atividades foram desempenhadas nas áreas de Saúde, Educação e Turismo, em parceria com a Prefeitura.

Na solenidade, a professora e vice-diretora da Fema/Imesa, Elizete Melo, falou emocionada do caráter humano do projeto. “É uma formação cidadã, que vai além das áreas que contemplam as graduações. Somos privilegiados em formação, informação e aptidão no compromisso com o amor ao próximo”.

O FemaRondon tem um carácter multidisciplinar com o intuito de extrair de cada uma das graduações elementos que sejam facilitadores para que a comunidade e seus habitantes se transformem enquanto seres humanos. “O objetivo é formar multiplicadores pelas comunidades por onde passamos. É preparar a população para que as atividades sejam mantidas mesmo após o encerramento do projeto”, explica o coordenador do programa, o professor Osmar Aparecido Machado.

Os integrantes do FemaRondon, antes de irem à campo, passam por longas reuniões e, supervisionados pelos professores, traçam as atividades a serem oferecidas de acordo com as necessidades da região trabalhada. Em uma segunda etapa, o grupo viaja ao local e se estabelece durante alguns dias para a realização prática do projeto.

femarondon ibiraremaEm Ibirarema, a aluna da Fotografia, Rafaela Messias, atuou na divulgação dos eventos. “Foi um privilégio poder interagir com os moradores e mostrar para todos uma outra visão da comunidade em que vivem”.

Adecildo Bezerra da Silva, estudante do Direito, que ministrou oficinas na cidade, exaltou a essência transformadora do FemaRondon. “Quando soube do projeto, me empolguei e decidi participar. Foi maravilhoso, apaixonante. A gente ganha mais do que dá. Saber que você é útil e pode ajudar o próximo é recompensador”.

O FemaRondon passou a integrar o calendário da fundação por iniciativa de estudantes e professores. Em 2010, após acompanhar o Projeto Rondon, do Ministério da Defesa, o professor Osmar Aparecido Machado notou que os problemas enfrentados em comunidades visitadas nos estados de Goiás, Tocantins e Pernambuco eram semelhantes aos vividos em Assis e região. “Isso nos motivou a criar algo semelhante”.

Ainda que os alunos selecionados para o programa acumulem horas de atividades com esse curso de extensão, os ganhos dos participantes são imensuráveis. A estudante de Enfermagem, que ofereceu a Ibirarema palestras na área da Saúde, resume a importância de se engajar em ações sociais. “Faz a gente crescer espiritualmente. A melhor escolha que você faz no seu período de faculdade é participar do FemaRondon. Compensa muito”.

Além da vice-diretora Elizete Melo e do professor Osmar Aparecido Machado, da Informática, compuseram a mesa da colação no anfiteatro da Fema os professores Maria Angélica Lacerda Marin Dassi, do Direito, Jairo da Silva, da Administração, e Maria José Caetano Ferreira Damasceno, do curso de Enfermagem.

LEIA MAIS NOTÍCIAS