FEMA Palestra HRA fisio site

Alunos e professora realizam palestra no HRA

Palestra aborda técnicas para alívio do estresse laboral e promove saúde física e mental entre colaboradoras do hospital

No dia 15 de março de 2024, os estudantes do quinto ano do curso de Fisioterapia da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), do estágio supervisionado em fisioterapia cardiorrespiratória, juntos da coordenadora do curso, professora Ma. Mariana Pereira Bertoche, realizaram uma palestra para as colaboradoras do Hospital Regional de Assis (HRA), em celebração ao Dia Internacional da Mulher.

Com o intuito de abordar técnicas respiratórias e posturais para alívio do estresse laboral, a palestra foi conduzida de forma dinâmica e interativa. A professora Mariana Bertoche destacou a importância de cuidar da saúde física e mental no ambiente de trabalho, enfatizando posturas adequadas, alongamentos e técnicas respiratórias como ferramentas essenciais para promover o bem-estar. "Os estudantes fizeram uma introdução contextualizando e definindo o stress laboral. Posteriormente, trabalhamos com condutas respiratórias, posturais e alongamentos. Finalizamos com a educação em saúde, essencial para o manejo da saúde física e mental. Foi um evento de troca, de acolhida, de muita interação e nós só podemos agradecer pela receptividade que tivemos!", conta.

Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de praticar as técnicas apresentadas na palestra, e também participar de um quiz, com distribuição de brindes como incentivo ao engajamento. Além disso, uma cartilha educativa foi entregue, contendo informações sobre posturas corretas, alongamentos e técnicas de respiração.

Para criar um ambiente propício ao relaxamento, foram utilizados óleos essenciais e a iluminação da sala foi ajustada para promover uma atmosfera tranquila e serena, contribuindo para o alívio do estresse.

A diretora técnica de Recursos Humanos do HRA, Margarete Aparecida dos Santos Nóbile Ribeiro, expressou sua gratidão pela iniciativa, destacando a relevância das ferramentas apresentadas para a saúde física e emocional das colaboradoras. "Sempre receber estudantes, receber professores, traz muita alegria para o hospital, mas a palestra do dia 15 foi muito especial, porque nós sabemos que o estresse está presente na vida de todos nós em diferentes graus, tanto na vida social como no trabalho. E em algumas profissões os trabalhadores estão expostos a eventos que podem desencadear o estresse com maior frequência, com certeza isso ocorre constantemente, tendo em vista as exigências e a dedicação no desempenho de algumas funções que acabam mesmo aumentando a possibilidade de ocorrências de desgastes emocionais que envolve altos níveis de estresse, tornando o profissional mais vulnerável ao estresse ocupacional. E essa palestra trouxe ferramentas para que nós possamos realizá-las a fim de preservar a saúde física e mental", ressaltou.

O evento foi recebido com entusiasmo pelas colaboradoras do HRA, demonstrando a importância de iniciativas que visam promover o bem-estar e a qualidade de vida no ambiente de trabalho, além de também fortalecer os laços entre a FEMA e a comunidade local.