FEMA Bolsa FAPESP site

Projeto de pesquisa aprovado pela FAPESP

Estudo de Isadora Feitor Speranza visa analisar a qualidade metodológica de estudos clínicos em fisioterapia respiratória

A estudante do curso de Fisioterapia da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), Isadora Feitor Speranza, teve seu projeto de pesquisa aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Com o tema "Qualidade metodológica de ensaios clínicos randomizados de fisioterapia para doenças respiratórias crônicas", o projeto tem como objetivo avaliar a qualidade metodológica dos estudos clínicos em fisioterapia para pacientes com doenças respiratórias crônicas.

Isadora expressou sua gratidão e felicidade pela conquista, ressaltando a importância que esse apoio terá em seu desenvolvimento acadêmico e profissional. "Fiquei extremamente grata e feliz pela minha aprovação na FAPESP, tenho certeza que essa aprovação vai contribuir muito pro meu desenvolvimento acadêmico e profissional, e espero contribuir com o curso de fisioterapia da Fema. Acredito que essa conquista pode abrir várias portas para o meu futuro, por isso sou extremamente grata à minha orientadora, pois sem ela nada disso seria possível!", destaca a estudante.

Segundo a orientadora de Isadora, professora Dra. Juliana Souza Uzeloto, o projeto da aluna foi idealizado a partir de um estudo anterior, Programa de Iniciação Científica (PIC) de outra estudante que esteve sob sua orientação. Ela ainda destacou a relevância da pesquisa como uma ferramenta para esclarecer questões e promover avanços no campo da fisioterapia respiratória e salientou que os resultados contribuirão para a melhoria de futuros estudos na área e, consequentemente, na qualidade de evidências científicas em tratamentos fisioterapêuticos para a população.

Além disso, a Dra. Juliana enfatizou a importância da FAPESP como uma instituição de fomento à pesquisa que oferece oportunidades valiosas para o crescimento acadêmico e pessoal dos estudantes. "A maioria dos alunos desconhecem as diversas oportunidades em pesquisa existentes, e nosso dever como professores, é apresentar a eles esse universo tão rico. A FAPESP, em especial, é uma Fundação de fomento à pesquisa grandiosa, que oportuniza pesquisadores de Instituições de ensino superior públicas ou privadas do estado de São Paulo, desde a graduação, a alavancarem suas carreiras por meio da ciência. A graduação oferece grandes oportunidades, e é dever do aluno ir à busca para maior crescimento. O grande conselho que tenho para alunos que estejam interessados em buscar oportunidades de pesquisa semelhantes é ir além, se interessar em conhecer toda atividade dentro e fora dos muros da instituição e utilizar a tecnologia e o acesso à informação facilitado dos dias atuais para se desenvolver", ressalta Dra. Juliana.

A coordenadora do curso de Fisioterapia da FEMA, professora Ma. Mariana Pereira Bertoche, enfatizou a importância da pesquisa de Isadora para a instituição e para o curso. "A aprovação de um projeto de pesquisa pela FAPESP é um reconhecimento da qualidade acadêmica e científica da instituição e dos alunos envolvidos, e parcerias com instituições de fomento à pesquisa, como a FAPESP, são essenciais para o fortalecimento da pesquisa científica na FEMA e para a promoção do avanço do conhecimento em fisioterapia. Por isso estamos todos muito felizes com a aprovação do projeto da Isadora; a segunda bolsa da FAPESP aprovada na FEMA é também a segunda concedida ao curso de Fisioterapia, e isso nos orgulha demais", finaliza.