FEMA drone site

Curso adquire drone para uso em aulas

Aquisição de um drone próprio para o curso marca o avanço tecnológico na formação dos estudantes e prepara-os para demandas apresentadas pelo mercado de trabalho

O curso de Engenharia Civil da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) realizou, na última terça-feira, dia 6 de janeiro, o voo inaugural de seu drone, adquirido com o objetivo de ampliar as experiências práticas das aulas, preparando os estudantes para os desafios do mercado de trabalho.

Na engenharia, o equipamento traz consigo uma gama de possibilidades e apresenta-se como uma ferramenta indispensável para diversas atividades, tais como levantamentos topográficos, avaliação de fachadas, fiscalização e gestão de obras, além da verificação de patologias em edifícios de vários pavimentos.

O coordenador do curso, professor Me. André Campos Colares Botelho, ressalta a importância dessa aquisição para o desenvolvimento dos estudantes: "Agora, na FEMA, além dos estudantes terem contato com um equipamento de última geração, como o drone Mavic 3M, eles terão noção de pilotagem, aprenderão a processar as imagens para a criação de ortofotos, Modelo Digital de Terreno (MDT) e o Modelo Digital de Superfície (MDS)", afirma o professor.

Além disso, o professor André destaca um projeto de iniciação científica proposto para este ano, onde os alunos utilizarão o drone e técnicas manuais para a criação de curvas de nível em um terreno. "Equipamentos como esse têm uma série de utilidades e a cada dia aumenta mais. Saber operar drones atualmente é um grande diferencial, pois trata-se de uma área de atuação ainda restrita, mas muito requisitada", conclui o professor.

Com essa iniciativa, a FEMA reforça seu compromisso com a formação de profissionais qualificados e atualizados com as mais recentes tecnologias do mercado, preparando-os para enfrentar os desafios do setor de Engenharia Civil com excelência e também inovação.