FEMA fotopoemas site

Escola e agência da FEMA realizam projeto

Parceria entre a FEMA e escola estadual promoveu uma reflexão sobre projetos de vida e carreira dos estudantes do Ensino Médio

Professores e estagiários da agência laboratorial do curso de Publicidade e Propaganda da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) participaram, na noite do dia 31 de agosto de 2023, da exposição de fotopoemas intitulada “Eu e a Escola”, uma iniciativa produzida pela E.E. Profª Lourdes Pereira em parceria com a FEMA. A exposição marcou a finalização do projeto, com a presença dos pais, dos estudantes e da equipe da agência laboratorial da FEMA.

A iniciativa nasceu da colaboração entre a E.E. Profª Lourdes Pereira e a FEMA, com o propósito de estreitar os laços entre as instituições de ensino e proporcionar uma experiência enriquecedora para os estudantes do Ensino Médio da escola. O projeto teve início com uma avaliação diagnóstica aplicada pelos professores da escola, identificando estudantes interessados na área de comunicação.

Depois disso, foram realizadas duas visitas. No dia 25 de abril, os professores e estagiários da FEMA visitaram a E.E. Profª Lourdes Pereira, apresentando aos estudantes um pouco sobre as oportunidades oferecidas pelo curso de Publicidade e Propaganda. Em maio, foi a vez dos estudantes da escola visitarem a FEMA, onde tiveram a chance de conhecer os laboratórios de comunicação e explorar o ambiente com a realização de algumas fotos no estúdio de fotografia.

A segunda fase da colaboração concentrou-se na produção da exposição "fotopoema". Os estudantes aprenderam a editar as fotos tiradas durante a visita à FEMA, nas aulas de Informática da escola, e a professora Gisele Constantino promoveu uma capacitação sobre diagramação de anúncios publicitários.

As professoras da E.E. Profª Lourdes Pereira, Kedma Marta da Silva Ribeiro e Neiva Zacarias Portes Pataro declaram, no livro, que o material foi criado com o objetivo de explorar o gênero poema e, durante o projeto, os estudantes aprenderam sobre as características e estrutura do poema, leram diferentes autores e criaram poemas com o tema "escola". O projeto permitiu aos estudantes expressar seus sentimentos e percepções sobre a escola, indo além dos limites físicos da instituição. "A experiência de participar desta produção foi extremamente enriquecedora, uma vez que a concretização do trabalho em forma de livro possibilita a visão de todo o processo, bem como proporciona a percepção da influência de 'ser professor', além de levar os estudantes a compreenderem que o ato de escrever não é uma atividade meramente didática, mas sim uma produção que se eterniza", externam.

A exposição "Eu e a Escola" representou não apenas o encerramento bem-sucedido dessa parceria, mas também um momento de celebração para todos os envolvidos. Essa iniciativa ressalta o potencial transformador da colaboração entre instituições de ensino e a importância de promover experiências educacionais enriquecedoras que vão além das paredes da sala de aula.

As fotos do evento estão disponíveis no Flickr da FEMA.

VISITE NOSSO BLOG PARA MAIS NOTÍCIAS