FEMA Incendio Quimica site

Curso de Química promove capacitação

Palestra e simulação prática reforçam a importância da prevenção e segurança no ambiente industrial

No dia 19 de agosto de 2023, quatro estudantes do 4º ano do curso de Química Industrial da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) receberam o Sargento Antonio Carlos da Silva, bombeiro aposentado com quase 30 anos de experiência na área, para uma palestra esclarecedora sobre incêndios, classificação e métodos de combate. O evento ocorreu como parte da disciplina de Higiene, Segurança e Despejos Industriais, ministrada pela professora Dra. Patrícia Cavani Martins De Mello, que visa conscientizar os futuros profissionais da química sobre os riscos e medidas de segurança no ambiente industrial.

Dentro da abordagem da disciplina, que explora os diversos riscos enfrentados pelos profissionais da química, a palestra trouxe uma riqueza de conhecimentos práticos e teóricos. As estudantes receberam informações detalhadas sobre as diferentes classes de incêndio, métodos de prevenção e combate, bem como regras e práticas relacionadas à composição e atuação das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPA).

Uma parte valiosa do evento foi o treinamento prático de combate a incêndios, onde as estudantes tiveram a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos durante a palestra. A simulação de incêndio foi conduzida pelo bombeiro Antonio Carlos, que reforçou a correta utilização dos equipamentos de combate ao fogo e nas melhores práticas para conter as chamas resultantes da combustão de gasolina e álcool.

Segundo a professora Dra. Patrícia Cavani, o conhecimento sobre prevenção e combate a incêndios é considerado fundamental para qualquer trabalhador ou usuário da edificação. É crucial que as normas de segurança sejam aplicadas rigorosamente e que todos saibam como agir diante de um incidente. A prática regular, através de simulações de incêndio, contribui de maneira significativa para a prevenção e segurança de todos os envolvidos.