FEMA audienciasimulada site

Direito promove audiências simuladas

Iniciativa do Núcleo de Práticas Jurídicas da FEMA capacita os estudantes do curso para enfrentar situações complexas do cotidiano jurídico

O curso de graduação em Direito da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas, está empenhado em fornecer aos estudantes diversas atividades práticas, projetadas para que eles vivenciem situações cotidianas encontradas na área jurídica. Um dos componente-chaves que o curso inclui são as audiências simuladas, que proporcionam uma oportunidade única de compreender o funcionamento de um processo legal.

Nas audiências simuladas os estudantes têm a chance de observar e participar de sessões de tribunal, onde podem simular procedimentos legais e se envolver em exercícios de interpretação de papéis. Eles têm a oportunidade de vivenciar o processo legal em um ambiente controlado, o que os ajuda a desenvolver uma compreensão abrangente dos procedimentos do tribunal. Desde o traje até o comportamento dos juízes e promotores, todos os aspectos de uma audiência são observados minuciosamente, garantindo que os acadêmicos estejam bem preparados para a realidade da prática jurídica.

Segundo a professora Ma. Lenise Antunes Dias, as audiências simuladas realizadas pelo Direito da FEMA são presididas pelos juízes titulares Dr. Marco Antônio Souza Branco, da 1ª Vara do Trabalho da Comarca de Assis, e Dr Maurício Bearzotti de Souza, da 2ª Vara do Trabalho. "Na última oportunidade que fizemos, os estudantes do quinto ano participaram de uma audiência simulada e, ao final, houve uma discussão construtiva com os juízes sobre as regras e práticas da audiência trabalhista", detalha a professora Lenise.

O coordenador do Núcleo de Prática Jurídica da FEMA, professor Me. Carlos Ricardo Fracasso, ressalta a importância vital dessas audiências simuladas no processo educacional dos futuros advogados. "As audiências simuladas são uma parte integral do compromisso da FEMA com a aprendizagem experiencial na educação jurídica, pois permitem que os estudantes entendam a dinâmica do tribunal, pratiquem a comunicação eficaz e aprimorem suas habilidades de advocacia. Além disso, essa abordagem prática enriquece a compreensão sobre os aspectos processuais e comportamentais das audiências, capacitando-os a enfrentar situações complexas com confiança e profissionalismo", afirma o professor.

O compromisso da FEMA em fornecer experiência prática por meio de audiências simuladas destaca sua dedicação em formar profissionais do direito bem preparados. A abordagem do curso para a educação jurídica garante que os estudantes estejam equipados não apenas com conhecimento teórico, mas também com as habilidades necessárias para se destacar no campo complexo e dinâmico do Direito.