FEMA CapacitaRancharia site

Estudantes da FEMA promovem capacitação

Entre os dias 10 e 11 de agosto, estudantes do curso de Enfermagem da FEMA estiveram na cidade capacitando enfermeiros, dentistas, médicos, agentes comunitários e técnicos de enfermagem em Primeiros Socorros

Nos dias 10 e 11 de agosto de 2023, os estudantes do curso de Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), integrantes do projeto de extensão “FEMA Ethos”, promoveram uma capacitação em Primeiros Socorros para os profissionais de saúde da cidade de Rancharia (SP). A orientação foi acompanhada pela professora Dra. Caroline, na quinta-feira, e pelo professor Dr. Daniel Augusto da Silva, na sexta-feira, abordando temas como reabilitação cardiopulmonar (RCP), manobra de Heimlich (desengasgo), imobilização, e suporte básico e avançado de vida.

De acordo com a professora Dra. Caroline Lourenço, a capacitação apresenta maneiras que os profissionais de saúde podem garantir o atendimento necessário à população em caso de emergências. “Nosso grande objetivo é promover experiências práticas e o aprendizado de habilidades essenciais, que preparem esses profissionais para lidar com situações de emergência, reforçando este instinto que é preciso para atender pacientes que estejam tendo uma parada cardiorrespiratória ou um engasgamento, seja adulto ou criança”, comentou.

“O FEMA Ethos é mais do que um projeto de extensão, ele é um projeto que desperta nos agentes de saúde de toda a região de Assis a necessidade de estar sempre se atualizando no que há de mais moderno em termos de primeiros socorros, então nós levamos os estudantes para fazer com as informações que eles têm na universidade cheguem até quem está na ponta, atendendo a população. No primeiro dia, nós recebemos enfermeiros, dentistas e médicos para capacitação e suporte avançado de vida e na sexta-feira, segundo dia de treinamento, foi a vez dos agentes comunitários de saúde e técnicos de enfermagem”, ressaltou Dra. Caroline.

O FEMA Ethos é um projeto realizado pelo grupo de estudantes dos cursos de saúde da FEMA, sob a supervisão da professora Dra. Caroline Lourenço, do professor Dr. Daniel Augusto da Silva e da professora Dra. Rosângela Gonçalves Da Silva. O grupo desenvolve capacitações e treinamentos de suporte básico de vida, proporcionando, às equipes de profissionais de saúde de Assis e região, novos conhecimentos a serem desenvolvidos durante os atendimentos, pensando em uma enfermagem humanizada e eficiente.