FEMA PubliGil site

Estudantes do 4º ano participam de oficina

Oficina ministrada pelo cineasta Guilherme Xavier capacita alunos para a produção de curtas-metragens, impulsionando suas carreiras na indústria da comunicação e do audiovisual

Os estudantes do 4º ano do curso de Publicidade e Propaganda da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) participaram de uma oficina de audiovisual, focada em roteiro e produção, em parceria com o Polo Audiovisual do Velho Oeste.

Ministrada pelo cineasta Guilherme Xavier, reconhecido por sua notável trajetória na produção audiovisual voltada para o mercado da comunicação e principalmente para o cinema, a oficina proporcionou aos alunos uma imersão única no mundo do audiovisual. Guilherme, um dos idealizadores do Polo Audiovisual do Velho Oeste e também da Oeste Cooperativa de Audiovisual, compartilhou seus conhecimentos, enriquecendo o aprendizado dos estudantes.

Segundo o professor da matéria de audiovisual da FEMA, Marcus Gil, o objetivo da oficina foi trazer conhecimento mais aprofundado para que os alunos possam produzir seus próprios curtas-metragens nesse segundo e último semestre da graduação. “Como atividade curricular, os alunos devem escrever e produzir um curta-metragem, em grupos, para que seja apresentado no final do ano. O conhecimento adquirido durante o processo, desde a criação do roteiro, passando por pré-produção, produção e pós, irá preparar ainda mais os alunos para seguirem suas carreiras no mercado da comunicação, principalmente aqueles que irão trilhar o caminho da produção audiovisual seja ela para cinema, TV ou internet”, comenta o professor Gil.

O processo completo de criação, que inclui desde a elaboração do roteiro até as etapas de produção e pós-produção, visa preparar os alunos para suas futuras carreiras no mercado da comunicação. Especialmente para aqueles que desejam se aventurar na produção audiovisual, seja para cinema, televisão ou plataformas online, o conhecimento e as habilidades adquiridas durante essa experiência são muito importantes.