Main Menu

Conheça a Fema

FEMA Fisio 2023 site

Clínica-escola da FEMA retoma atividades

Estudantes realizam estágio supervisionado proporcionando atendimento gratuito e especializado para moradores de Assis e região nos setores de reabilitação cardíaca, tecnologia assistiva, uroginecologia, obstetrícia e mastologia

 

 

O curso de Fisioterapia da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) retomou suas atividades na clínica-escola, onde estudantes do 4º e 5º ano do curso realizam seus estágios supervisionados. Orientados por seus professores, os estudantes têm a oportunidade de aplicar seus conhecimentos teóricos em um ambiente clínico real, oferecendo serviços de alta qualidade para a comunidade local.

 

Segundo a professora Dra. Carolina Takahashi, a clínica está retomando, neste semestre, o atendimento do setor de Reabilitação Cardíaca, voltado ao atendimento de indivíduos com doenças cardiovasculares, como por exemplo insuficiência cardíaca, pós infarto e doenças nas válvulas do coração, assim como para indivíduos com presença de fatores de risco cardiovasculares, como hipertensão arterial e diabetes. Uma avaliação física-funcional é realizada antes das sessões de reabilitação, a fim de fornecer maior segurança e especificidade ao treinamento dos pacientes. Além do foco em exercício físico também é fornecido um componente educacional aos participantes.

 

A professora Dra. Cassia Regina Saade Pacheco conta que a Fisioterapia em Neurologia da FEMA, neste segundo semestre de 2023, traz na formação do estudante a Tecnologia Assistiva, uma disciplina que permite o despertar do estudante nas possibilidades de construir recursos que auxiliarão na funcionalidade. "As aulas ocorrem nas dependências da Clínica Escola de Fisioterapia da Fema, no laboratório de Tecnologia Assistiva, e em visitas domiciliares ao paciente. Nas visitas aos pacientes, os estudantes realizam a avaliação e o diagnóstico do ambiente em que vive o paciente, das barreiras físicas e restrições ergonômicas e elaboram recursos que possam auxiliar o paciente ou cuidador, na promoção da saúde funcional, e no impedimento dos agravos, impostos pelas sequelas da doença neurológica e inatividade", explica Dra. Cassia.

 

Já o setor de fisioterapia em uroginecologia, obstetrícia e mastologia, oferece atendimento para incontinência urinária, incontinência fecal, vaginismo, dispareunia e cânceres de mama, ginecológico e próstata. A professora Dra. Mariana Romanholi Palma esclarece: "Atuamos no pré e pós-operatório, com foco desde a prevenção de complicações até a reabilitação. No segundo semestre do ano letivo temos o ambulatório de mastologia funcionando também no período da tarde, com atendimentos nas complicações do câncer de mama (linfedema, cicatrizes, alterações de força, entre outras) e também no apoio à amamentação (com orientações posturais e ergonômicas e tratamento de fissuras mamilares). Oferecemos também grupos de atendimento às gestantes", declara.

 

O principal objetivo do estágio supervisionado é unir o ensino ao serviço, permitindo que os estudantes vivenciem cenários reais da prática em saúde, desenvolvam habilidades estratégicas e solucionem problemas de maneira eficaz. Já a clínica-escola de Fisioterapia da FEMA tem como objetivo fornecer suporte para o aprendizado teórico e prático, capacitando os estudantes a adquirir o conhecimento e as habilidades necessárias para avaliar, prescrever e acompanhar diversas disfunções.

 

Desde o segundo semestre de 2021, a clínica-escola de Fisioterapia da FEMA oferece serviços gratuitos e totalmente personalizados, disponíveis para sessões individuais ou em grupo, e já ofereceu mais de 4 mil tratamentos para os moradores de Assis e região.

 

Os pacientes que buscam tratamento individual devem passar pela Central de Regulação de Ofertas de Serviço de Saúde (CROSS), o que significa que todos os pacientes atendidos na clínica são beneficiários do Sistema Único de Saúde (SUS), o sistema público de saúde do Brasil. Por outro lado, as sessões em grupo estão abertas a qualquer pessoa interessada, incluindo funcionários da FEMA. Essas sessões em grupo atendem pacientes com diversas condições, como doenças cardiovasculares, cuidados pré e pós-operatórios para câncer de mama, oncologia, gestantes, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e Doença de Parkinson.

 

A FEMA permanece comprometida em proporcionar um ambiente educacional acolhedor para todos os estudantes e reafirma seu compromisso em formar profissionais altamente capacitados, que terão um impacto significativo no cenário da saúde local.

     

facebook logo

SIGA FEMA ASSIS 

instagram logo min

SIGA FEMA ASSIS 

 

VISITE NOSSO BLOG

 

 

Back to top