FEMA Sala de Inovacao site

FEMA inaugura sua nova "Sala de Inovação"

Novo espaço oferece ambiente moderno e criativo para as aulas, promovendo a interação e a inovação entre os estudantes

A coordenadoria dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) e Ciência da Computação (BCC) da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) inaugurou, esta semana, a Sala de Inovação, um novo espaço que se tornará um ponto de destaque para as aulas de "Redes", "Sistemas Operacionais", "Desenvolvimento de projetos", entre outras.

De acordo com a coordenadora dos cursos, a professora Ma. Diomara Martins Reigato Barros, a ideia para a Sala de Inovação surgiu em 2020 como parte de um plano de recuperação da antiga sala de Redes e Sistemas Operacionais (SO). A necessidade de atualização estrutural se fazia presente, e o projeto visou transformar o ambiente em um espaço criativo e inovador. Expressões como "sala maker", "sala criativa" e "sala de inovação" foram consideradas, e a opção escolhida foi a última, visto que abraça a proposta do local.

A antiga sala era exclusivamente dedicada ao ensino de Redes e Sistemas Operacionais, o que resultava em subutilização do espaço. Com a reestruturação, a Sala de Inovação passou a atender também outras aulas, possibilitando a realização de trabalhos em grupo e estimulando a criatividade dos estudantes.

"Essa transformação da sala teve o objetivo de oferecer um ambiente mais moderno e propício ao aprendizado. Agora, há espaço para o professor ministrar suas aulas, com a utilização de projetor e uma configuração que facilita o trabalho com os alunos. Uma Sala de Inovação abre novas possibilidades para o desenvolvimento de atividades práticas e o uso de tecnologias avançadas, tornando-a uma opção ideal para disciplinas como gestão de projetos, que poderão explorar o potencial do espaço para a aplicação de conceitos inovadores", afirma Diomara.

A estrutura renovada da sala oferece aos estudantes um ambiente mais acolhedor, com recursos atualizados que os incentivam a mergulhar no universo da tecnologia, permitindo que todas as disciplinas tirem proveito do espaço e estimulem o aprendizado de forma dinâmica.