FEMA SEMESTRE HUB site

Veja as atividades do primeiro semestre

Centro de inovação promove parcerias, capacitações e conexões para o desenvolvimento de projetos inovadores e negócios na FEMA

O HUB Inova da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) tem se consolidado como um centro de referência para a pesquisa, inovação e desenvolvimento de atividades voltadas à promoção do networking entre professores, estudantes e parceiros. Durante o primeiro semestre de 2023, realizou uma série de ações e atividades com foco na ampliação das parcerias e no estímulo à inovação.

No que diz respeito às visitas recebidas no HUB Inova FEMA, destacam-se profissionais referência no campo da tecnologia e da educação. Professor. Dr. Dario Palmieri, Diretor da UNESP Assis; professor. Dr. Rafael Almada, Neurocientista da UNESP Assis; professora e pesquisadora Dra. Lucinéia Santos, da UNESP Assis; Adriano Romagnoli, Chefe da TI da Prefeitura Municipal de Assis; João Gabriel da Silva Cândido, do Departamento de Tecnologia da Prefeitura Municipal de Assis; professor Dr. Edson Capello, da Fundação para o Desenvolvimento da UNESP (FUNDUNESP); e Adriano Dornelas, gerente sênior de Engenharia de Software no PagBank, foram os profissionais que estiveram presentes no HUB para realização de palestras e bate-papos.

Além das visitas recebidas, o HUB Inova também realizou visitas externas a diferentes instituições e empresas. Entre elas, destacam-se o Departamento de Tecnologia da Prefeitura Municipal de Assis e a Central de Videomonitoramento (CCO) do mesmo departamento. O objetivo dessas visitas foi conhecer de perto as iniciativas em andamento e estabelecer parcerias para futuros projetos. O HUB também visitou a empresa NEXUS, com o intuito de conhecer suas instalações e estabelecer parcerias na área de Tecnologia da Informação. Além disso, houve uma visita à GALANTA Tech com os estudantes do Comitê de Medicina, visando aprofundar o conhecimento sobre a empresa e suas atividades, bem como no CREA-SP, ao presidente Vinícius Marchese.

No que se refere ao networking e às conexões estabelecidas, o HUB Inova FEMA teve participação ativa em diversas parcerias e eventos. Destacam-se a colaboração com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (CREA-SP) e a GALANTA, onde um projeto inovador para a construção de casas populares com impressão 3D foi iniciado. Houve também conexões estabelecidas entre a GALANTA e os professores do curso de Engenharia Civil, bem como com a Engemap e os coordenadores dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo.

A participação em eventos relevantes também marcou o primeiro semestre de 2023 para o HUB Inova. O lançamento do site "Assis Ao Vivo" e a reinauguração da Central de Videomonitoramento (CCO) no Departamento de Tecnologias da Prefeitura Municipal de Assis foram alguns dos eventos que contaram com a presença e apoio do HUB. Além disso, o HUB Inova FEMA foi premiado no Desafio de Cidades Inteligentes, promovido pelo CREA-SP, sendo um dos vencedores com um projeto desenvolvido na FEMA.

A capacitação e o aprimoramento dos envolvidos também receberam destaque, com a oferta de capacitações específicas. O HUB promoveu uma capacitação em Impressão 3D em parceria com a GALANTA Tech, voltado para professores, estagiários e funcionários. Além disso, um curso de Power BI, ministrado pela empresa I2U, foi oferecido para estudantes e professores interessados.

O trabalho em equipe e as reuniões foram peças-chave para o sucesso das atividades do HUB Inova. Foram realizadas diversas reuniões com o Jurídico da FEMA e Direção Executiva, abordando assuntos relacionados à produção e comercialização do Spray em parceria com a GALANTA, bem como a busca por novas parcerias e outros assuntos pertinentes ao HUB. Além disso, inúmeras reuniões foram realizadas com coordenadores, professores e estudantes dos cursos de graduação da FEMA, em parceria com empresas, instituições acadêmicas e outros profissionais, como GALANTA, Unesp, Engemap, produtora Fundo de Quintal, I2U, entre outros. Além disso, o gerenciamento das bolsas de PIBIC/CNPq junto ao Comitê de Iniciação Científica do Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis (IMESA) também foi um dos focos das reuniões.

O HUB Inova FEMA tem como finalidade proporcionar um ambiente compartilhado para que estudantes, professores, pesquisadores e empresas possam trabalhar e desenvolver pesquisas, projetos, negócios, produtos e serviços inovadores. Com a integração e a conexão entre os cursos da FEMA, o HUB Inova oferece suporte e mentoria por meio de professores e profissionais experientes.

O espaço conta com infraestrutura adequada, incluindo estações de trabalho em espaço compartilhado e privativo, acesso à Internet, salas de atendimento e de reuniões, proporcionando um ambiente agradável e propício para o desenvolvimento de projetos, negócios e interações com clientes e parceiros.

Localizado dentro do campus da FEMA, o HUB Inova FEMA se consolida como um centro de referência para a inovação, impulsionando o crescimento e o desenvolvimento de Assis e região por meio de suas atividades dinâmicas e conectadas com o ecossistema empreendedor.