FEMA Pós Flisol site

Evento reúne estudantes e comunidade

A integração entre os estudantes da FEMA e FATEC Assis foi um dos destaques do evento

A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), em parceria com a Faculdade de Tecnologia de Assis (FATEC) realizou, no último sábado (15), o Festival Latino-Americano de Software Livre (FLISOL) 2023. O encontro aconteceu das 9h às 17h, no campus da FEMA, e reuniu diversos estudantes e pessoas da comunidade de Assis e região, com o fim de promover o uso de software livre, apresentando seu ideal, seu alcance, avanços e desenvolvimento.

O FLISOL 2023 foi organizado pela coordenadoria dos cursos de Informática da FEMA, com colaboração dos professores Me. Douglas Sanches da Cunha e Me. Fabio Eder Cardoso. Teve sua abertura de forma online, transmitido a todos os participantes do país, e seguiu com a programação presencial personalizada em cada uma de suas sedes. Em Assis, houve uma palestra com o professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Alexandre L'Erario, que encerrou a programação do período da manhã. Já no período da tarde, houveram diversas oficinas sobre assuntos relacionados ao tema central do encontro.

Segundo a coordenadora dos cursos de Informática da FEMA, a professora Ma. Diomara Martins Reigato Barros, o Flisol 2023 foi uma oportunidade única para todos os participantes aprenderem com oficinas práticas, e também se integrarem entre si, principalmente por ser um evento em parceria com a FATEC Assis. “A palestra do professor Alexandre abriu um leque de visão para os estudantes e professores que estavam presentes, e à tarde, as oficinas foram ótimas! Tivemos oficinas o qual foram os estudantes da FATEC que ministraram, outras foram os estudantes da FEMA, então a integração entre eles foi excelente. O Flisol foi muito positivo, por conta desse trabalho de integração entre eles, foi muito bacana!”, comenta a professora.

Para o Me. Fabio Eder Cardoso, professor na FEMA e também Coordenador do curso de Gestão em Tecnologia da Informação da FATEC Assis, o Flisol foi um evento interinstitucional muito importante não só para todos os estudantes, mas também para toda a comunidade. “As oficinas ministradas pelos estudantes da FEMA e também da FATEC proporcionaram que eles trabalhassem em grupo, independente de ser de uma ou outra instituição. O evento pode ser considerado um sucesso, porque teve um alcance muito bom. Acredito que conseguimos atingir o nosso objetivo, o qual foi a disseminação do software livre para os nossos estudantes e para a comunidade”, finaliza o professor.