FEMA Dia de beleza site

Cursos promovem ação no Abrigo de Idosos

Ação incentivou o bem-estar e o autocuidado entre os idosos ainda em celebração ao Mês da Mulher

Na última sexta-feira (31), os estudantes integrantes da Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia (LIGO), do curso de Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), estiveram presentes no Abrigo de Idosos e promoveram um “Dia de Beleza” para todas as mulheres e homens que residem na casa de repouso. A ação, que encerrou as atividades em alusão ao Mês da Mulher, teve maquiagem, esmaltação e limpeza de unhas, corte de cabelo e barba, penteados, além de muita recreação, brincadeiras e músicas que entreteram tanto estudantes como os idosos ao longo de todo o dia.

O curso de Fisioterapia da FEMA também realizou uma ação com os residentes do Abrigo de Idosos na última segunda-feira, dia 3 de abril de 2023. Estudantes da Prática Supervisionada em Fisioterapia Neurológica estiveram no asilo para entregar uma série de perfumes adquiridos em uma campanha do curso. Além da entrega, onde os estudantes procuraram conversar com os idosos e levar afeto e atenção, também foi promovido corte de cabelo em parceria com Luiz Fernando Saramelo, da PH Brutus Barber Shop.

De acordo com a professora do curso de Enfermagem e coordenadora da LIGO, professora Dra. Talita Domingues Caldeirão, a intervenção do dia 31 foi muito importante para promover a integração dos estudantes com os idosos. “Essa ação foi uma outra estratégia de abordagem que encontramos para estimular a melhora na autoestima e a confiança dos idosos, promovendo o autocuidado entre eles. Então, foram momentos muito divertido em que pudemos estabelecer um elo de conexão mesmo com essas pessoas que estão passando pelo asilo, pois durante toda a pandemia estivemos afastados para que a saúde deles não fosse comprometida e, agora neste período pós-pandêmico, é realmente muito importante ter as portas da instituição abertas mais uma vez, pensando principalmente na socialização desses idosos que estão institucionalizados. Essa ação nos proporcionou muita alegria e levou bem-estar não só aos idosos, mas também aos estudantes da Liga, pois foram momentos de oferta de carinho, cuidado e atenção para eles”, finalizou.

Para Lara Valeira Chiqueto Brito, estudante do curso de Fisioterapia, a experiência com a visita do curso de Fisioterapia foi gratificante, porque o clima transmitido pelos residentes foi de carinho, e ele sentiu que a visita significou muito para eles. “Foi uma experiência muito gratificante, principalmente por ver que eles ficam tão felizes com algo tão simples. Pude perceber que é um local onde os idosos transmitem muito amor e carinho com os visitantes. Fiquei muito feliz em vivenciar este momento com meus amigos de grupo e minha professora. Foi uma ação simples, mas que significou muito, não só para mim, mas para os idosos e principalmente para nosso grupo de estágio”, comenta.

Além de promover a integração entre os jovens e os idosos, as iniciativas proporcionaram momentos de alegria e bem-estar para todos os envolvidos. O comprometimento dos estudantes com a causa social é digno de elogios e inspira a todos a seguir o exemplo e buscar formas de ajudar a comunidade, com pequenas ações que podem gerar grandes impactos na vida das pessoas.