FEMA Fisioterapia brincar terapeutico site

Curso promove “Brincar Terapêutico”

Estudantes distribuem ovos de Páscoa fabricados por eles mesmos e levam diversão e aprendizado sobre o desenvolvimento neuropsicomotor às crianças da comunidade

Estudantes do curso de graduação em Fisioterapia da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), juntamente com as professoras Ma. Maria Eulália Baleotti e Dra. Cassia Regina Saade Pacheco, promoveram no último dia 1 de abril a “Ação Social 2023 – Comunidade em Movimento” visando levar até a comunidade do bairro Colinas a atividade denominada "Brincar Terapêutico". A ação aconteceu das 14h às 16h.

A atividade, oferecida aos participantes da comunidade, teve como proposta orientar pais e responsáveis sobre as fases do desenvolvimento neuropsicomotor das crianças e as brincadeiras mais indicadas para cada fase. O Brincar Terapêutico visa estimular o desenvolvimento das crianças e aproximá-las de seus responsáveis através do brincar, criando laços afetivos importantes que as retiram dos perigos da vulnerabilidade social que impacta essa comunidade.

Durante a ação, os estudantes distribuíram ovos de páscoa para as crianças da comunidade, ovos estes fabricados a partir das doações de barras de chocolate. O projeto contou com o apoio da coordenadora professora Ma. Mariana Bertoche e da parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) IV - “Ação Social 2023: Comunidade em Movimento”.

Para os estudantes organizadores, a ação foi uma experiência enriquecedora, proporcionando um dia de brincadeiras para as crianças e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da comunidade. “Foi uma das melhores experiências que eu já tive, poder proporcionar um dia de brincadeiras para as crianças foi inesquecível, espero poder continuar com esse projeto no futuro”, afirmou a estudante Angelica Maria Cavassani Pinto.

Já Julia de Cassia Oliveira ressaltou que “Não tem preço ver a felicidade das crianças brincando e ver como elas gostaram de ficar lá com a gente. Esse dia ficará marcado em nossas memórias e principalmente em nosso coração, com muito amor e afeto! Foi um dia de muito aprendizado. Que venham novos projetos”. A aluna Yasmin Sanches Silva de Campos acrescentou que a ideia surgiu da preocupação com a precariedade enfrentada por algumas crianças e destacou que a ação teve como proposta criar um espaço onde as crianças se sentissem acolhidas e amadas.

Com essa iniciativa, os estudantes do curso de Fisioterapia contribuíram para promover ações de inclusão e bem-estar social na comunidade, além de incentivar a aproximação entre pais e filhos por meio do brincar terapêutico.