FEMA ETHOS Florínea site

Grupo promove capacitação em Florínea

Atividade contou com a presença de 15 integrantes da equipe de saúde da cidade, e foi promovida em parceria com a Prefeitura Municipal de Florínea

Na última sexta-feira (24), os estudantes do quarto e quinto ano do curso de graduação em Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), integrantes do projeto de extensão FEMA ETHOS, estiveram no município de Florínea (SP) realizando uma capacitação com os enfermeiros que atuam na rede municipal de saúde da cidade, abordando temas como PCR/RCP, IAM, fratura, convulsão, máscara laríngea, punção venosa e gerenciamento de conflitos. A capacitação foi promovida por meio de uma parceria entre a FEMA e a Prefeitura Municipal de Florínea.

De acordo com a professora Dra. Caroline Lourenço de Almeida, coordenadora do curso de Enfermagem e uma das supervisoras do FEMA ETHOS, cerca de 12 estudantes estiveram presentes na atividade. “Foi uma capacitação muito proveitosa e interessante, em que demos muito destaque aos temas que englobam o suporte básico de vida, tanto nos atendimentos pré-hospitalares, quanto nos atendimentos realizados já dentro da sala de emergência. Então, foi um tempo de atividade muito legal, em que pudemos levar para os profissionais de enfermagem da cidade de Florínea uma espécie de atualização dos protocolos de atendimento a pacientes cardiológicos. Agradecemos à Prefeitura de Florínea e a Secretaria Municipal de Saúde pelo convite, aos nossos estudantes, pelo grande envolvimento no projeto, e a todos os funcionários que participaram”, comentou.

Para a diretora da equipe de enfermagem de Florínea, Alessandra Minervina dos Santos Lopes, a capacitação proporcionou novos conhecimentos à equipe de enfermagem da cidade. “Ao todo, tivemos 15 profissionais atuantes no município presentes na atividade que, com o apoio dos estudantes e dos professores da FEMA, desenvolveram ações que, com certeza, refletirá nos atendimentos dos munícipes de maneira humanizada e eficiente, abrangendo os pacientes adultos, pediátricos e idosos em situações de urgência e emergência”, frisou.

O FEMA ETHOS é um projeto realizado pelo grupo de estudantes de Enfermagem do 4ª e 5º ano da FEMA, sob a supervisão da professora Dra. Caroline Lourenço, do professor Dr. Daniel Augusto da Silva e da professora Dra. Rosângela Gonçalves Da Silva. O grupo desenvolve capacitações e treinamentos de suporte básico de vida, proporcionando, às equipes de profissionais de saúde de Assis e região, novos conhecimentos a serem desenvolvidos durante os atendimentos, pensando em uma enfermagem humanizada e eficiente.