Enfermagem HRA site

Curso da FEMA promove capacitação no HRA

Treinamento foi realizado ao longo de três dias, e conduzido pelas professoras doutoras Rosângela Gonçalves e Talita Caldeirão, em conjunto com os estudantes do quinto ano do curso

Entre os dias 7 e 9 de novembro, a coordenação da graduação em Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), em parceria com o Hospital Regional de Assis (HRA), esteve na unidade hospitalar realizando uma série de capacitações com os funcionários, abordando temas como “Biossegurança e Práticas Seguras no Ambiente Hospitalar”. O treinamento celebra uma parceria de longa data entre a FEMA e o Hospital Regional.

De acordo com a coordenadora do curso, a professora Dra. Caroline Lourenço de Almeida, cerca de 30 funcionários participaram dos treinamentos promovidos pelas professoras Dra. Rosângela Gonçalves da Silva e Dra. Talita Domingues Caldeirão, em conjunto com os estudantes do quinto ano de Enfermagem. “A capacitação contou com o método ativo de aprendizagem, tornando o conhecimento mais interativo e dinâmico”, contou Caroline.

Segundo a professora Dra. Talita Caldeirão, os treinamentos abordaram assuntos como risco ocupacionais e outros elementos da Norma Regulamentadora n.º 32. “Ao longo destes três dias de capacitação, nós levantamos uma reflexão a respeito da importância do uso de equipamento individual de proteção, que são os EPI, fundamentais durante a pandemia e que, muitas vezes, serviram de proteção não apenas para os funcionários, mas também para as pessoas que estavam sendo atendidas. Abordamos também o uso inadequado de adornos no ambiente hospitalar, o cuidado com materiais perfurocortantes e o uso de máscaras respiratórias. Então, na minha avaliação, foram encontros muito positivos em que os dois lados saíram aprendendo coisas novas”, ponderou Caldeirão.

O método utilizado durante as capacitações é baseado em equipes e, apesar dessa prática ter crescido mais nos últimos anos, o Team-Based Learning (TBL ou, na tradução, Aprendizagem Baseada em Equipes) é uma estratégia pedagógica que surgiu ainda nos anos 70 e tem como principal objetivo melhorar o ensino por meio do aprendizado em conjunto. “Nós fizemos uma espécie de game de perguntas e respostas que visou promover uma reflexão a respeito da segurança do trabalhador da área da saúde e, também, foi uma ótima oportunidade de trocar saberes e de estabelecer uma dinâmica entre os estudantes e os profissionais da área, o que é muito importante para que a saúde esteja sempre o mais atualizada possível”, disse a professora Talita.

A professora Caroline destacou, também, que o método promovido pelo treinamento feito pela equipe de Enfermagem da FEMA para os funcionários do HRA, é também uma estratégia que visa potencializar a aprendizagem por meio da interação entre os estudantes. “Ou seja, o professor não só transmite conteúdos e atividades para a turma, mas também estimula os estudantes a aplicarem os conhecimentos e solucionar problemas juntos. Dessa forma, a aprendizagem é transmitida de maneira ativa, conceitual e prática”, finalizou.