FEMA Enfermagem parceria

Curso realiza parceria com UNESP Assis

Ação é promovida pelas Ligas de Enfermagem em Saúde da Mulher e de Obstetrícia da FEMA

As Ligas de Enfermagem em Saúde da Mulher e Obstetrícia da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) realizaram, nos dias 20 e 27 de outubro, os dois primeiros encontros do “Diálogos para além de Outubro Rosa e Novembro Azul: oncologia e cuidados em saúde”, promovido em parceria com o Núcleo de Educação e Saúde da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Assis). A abertura contou com um diálogo sobre o Outubro Rosa, conduzido pela Profª Dra. Talita Domingues Caldeirão. E, no dia 27, foi realizada a roda de conversa “O olhar e a escuta da psicologia nos cuidados oncológicos”, com Aline Sabbadini, doutoranda da Unesp Assis.

Segundo a professora Talita, o principal objetivo da atividade conjunta é abordar os assuntos relacionados aos cânceres de mama, colo de útero e de próstata por uma perspectiva mais humanizadora. “Estamos promovendo estes encontros por meio de rodas de conversas e realizando palestras que tem nos dado oportunidade de aproximar as duas instituições, o que tem sido muito interessante. Temos falado sobre saúde da mulher e do homem, não apenas sobre o câncer, mas dando prioridade para tratar sobre prevenção, detecção precoce, rastreio e hábitos saudáveis. Nossa intenção é falar sobre vida, sobre saúde e está sendo uma experiência muito bacana fazer com os alunos da UNESP, que são jovens e, principalmente, porque eles são o nosso público alvo”, explicou.

Além das abordagens mencionadas, os membros das Ligas também estão utilizando outras estratégias para atingir os servidores e alunos da UNESP que estão participando da ação. “Eles estão usando uma estratégia muito legal que é baseada em um quiz, em que eles abordam pequenos grupos de jovens e propõe um jogo, uma espécie de brincadeira de verdadeiro ou falso. Os participantes devem adivinhar quais afirmativas, a respeito dos assuntos abordados, são reais ou não e, quando os participantes erram, os nossos alunos explicam porque a afirmação é falsa e/ou verdadeira. Então, é uma maneira muito interessante de levar a educação em saúde adiante”, contou.

A professora também destacou que, atualmente, a campanha de conscientização do Outubro Rosa, bem como a do Novembro Azul, não se restringe a falar apenas sobre o câncer de mama, colo de útero ou o de próstata. “Também é sobre falar sobre educação em saúde e prevenção primária, que está mais ligado aos nossos hábitos de vida saudáveis, como manutenção de peso adequado, atividade física, o uso de álcool e de tabaco, e não apenas sobre rastreio e diagnóstico precoce. Então, nosso objetivo é falar mais sobre a importância de uma vida saudável, para evitar que essas doenças surjam”, finalizou. Os próximos encontros serão realizados nos dias 10 e 17 de novembro.