Main Menu

Conheça a Fema

PalestraQuímica site

Curso de Química realiza palestra para alunos

 

O ex-aluno do curso de Química Industrial da FEMA, Helmut Werner Foster, foi o palestrante da noite e apresentou soluções para Gestão de Águas nas Indústrias

 

 

Aconteceu, na noite de sexta-feira, 25 de março de 2022, no anfiteatro da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), uma palestra sobre Gestão das Águas nas Indústrias. Com o intuito de inserir cada vez mais a comunidade estudantil nas preocupações e na procura de soluções para os desafios da sustentabilidade, o curso de Química Industrial da FEMA, coordenado pela professora, doutora Mary Leiva de Faria, convidou um de seus ex-alunos, Helmut Werner Foster para ser o palestrante e apresentar as soluções industriais para este problema tão sério.

 

Helmut é ex-aluno do curso de Química Industrial da FEMA, turma de 2005. Atua como docente e consultor ambiental, na cidade de Paraguaçu Paulista e região. É CEO e fundador da Ecos Ambiental Expertise, empresa especialista em serviços de engenharia ambiental, assessoria e consultoria em Sistemas de Gestão Ambiental. Trabalhou como responsável pela gestão ambiental de unidade industrial e agrícola com destaque para os processos de certificação, licenciamento ambiental, elaboração de estudos e relatórios de impacto ambiental, gestão de resíduos, gestão de recursos hídricos e de emissões atmosféricas, reflorestamento e recuperação de áreas degradadas.

 

Segundo Helmut, a conscientização sobre a urgência da economia deste recurso natural é uma das principais metas desse dia. "A gestão racional da água é um desafio-chave para o planeta neste século XXI, esta era norteada pela preocupação global com a sustentabilidade, com as severas alterações climáticas, as alarmantes crises hídricas e outros fenômenos que, até décadas atrás, não integravam o rol de preocupações da humanidade", explica Helmut.

 

De acordo com a professora, doutora Patrícia Cavani Martins de Mello, organizadora do evento, "A FEMA tem uma função importantíssima na formação dos cidadãos de Assis e é fundamental que os estudantes sejam permanentemente conscientizados do seu papel na sociedade. A instituição tem o dever de engajar os alunos e os professores nos desafios da sustentabilidade do século XXI, desenvolvendo projetos que apresentem soluções para o Planeta", explica Patrícia.

 

A docente ainda complementa seu depoimento dizendo o que espera que os alunos tenham absorvido do evento. "Espero que os alunos tenham entendido como as indústrias têm gerido os recursos hídricos dentro dos seus processos e possam enxergar ali, oportunidades de trabalho, pesquisa e soluções para as organizações e para a sociedade de forma geral", finaliza a doutora em Química.

 

Água limpa e potável é um direito humano garantido por lei desde 2010, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), que instituiu que o dia 22 de março seria a data oficial para comemorar e realizar atividades de reflexão sobre o significado da água para a vida na Terra.

 

Essa data internacional foi criada em 1992 visando alertar a população sobre a importância da preservação da água para a manutenção de todos os ecossistemas no planeta. Para isso, todos os anos o Dia Mundial da Água aborda um tema específico sobre este recurso natural de extrema e absoluta importância para a existência da vida. Neste ano o tema escolhido foi “Águas subterrâneas: Tornando o invisível visível”.

 

 

facebook logo

SIGA FEMA ASSIS 

instagram logo min

SIGA FEMA ASSIS 

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA

 

 

Back to top