Passagem da lâmpada site

Alunos realizam Passagem da Lâmpada

Além de realizar o tradicional ritual com os alunos, a cerimônia também relembra a história de uma das maiores precursoras da Enfermagem

Tradicional na graduação de Enfermagem, os alunos do 4.º e 5.º ano da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) participaram da cerimônia Passagem da Lâmpada, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na noite de sexta-feira, 4 de março de 2022.

A cerimônia tem como principal objetivo relembrar a história da profissão e de uma das principais precursoras da Enfermagem, a enfermeira Florence Nightingale. Toda simbologia envolvida nesse ritual de passagem da lâmpada está ligado ao atendimento que Florence dava aos feridos durante a guerra da Crimeia, na década de 50. A enfermeira usava uma lâmpada como auxílio.

Devido à pandemia que deu início em 2020, os alunos do 5.º ano não tiveram o tradicional ritual de passagem da lampada. Por conta disso, neste ano a lampada dos alunos foi ascendida pelos professores de Enfermagem.

Assim, os alunos do quinto ano, que estão chegando ao último ano da graduação, ascenderam a lâmpada dos alunos do quarto ano e mantêm a tradição da chama da Enfermagem sempre acesa.

Segundo a coordenadora do curso de Enfermagem da FEMA, professora Dra. Adriana Avanzi Marques Pinto, a cerimônia Passagem da Lâmpada também representa a transferência de energia e gratidão. “É uma alegria para nós, professores da FEMA, a realização da cerimônia Passagem da Lâmpada. Ela representa a passagem de energia, de luz e gratidão da nossa profissão de um ano para o outro. Gostaríamos que a chama, que se ascendeu na cerimônia, não se apagasse no coração dos nossos alunos”, fala Adriana.

Para os alunos também é um momento de grande emoção, pois marca os ideais desta profissão tão nobre e significativa para a sociedade. Segundo Maria Emília Thomaz de Souza de Almeida, aluna do 5.º ano de Enfermagem, a FEMA cumpre com êxito o seu papel de formar profissionais preparados para atuar em qualquer área no marcado de trabalho. “Foi uma noite de muita emoção. Para mim, representa a luz que vai iluminar o caminho de todos aqueles que desejam ser profissionais de Enfermagem, porque é uma profissão de luz. Conseguimos iluminar a vida das pessoas com o nosso cuidar, com a nossa compaixão, com a nossa vocação, com a nossa competência, com a responsabilidade ética e a consciência do outro. Também não há como negar que é uma homenagem a Florence Nightingale, pois a partir dela a Enfermagem se tornou uma profissão! Quanto à FEMA, o sentimento é de gratidão. Finalizarei a graduação me sentindo capacitada e preparada para enfrentar o mercado de trabalho. A FEMA está se tornando uma referência nos cursos da área da saúde e demais cursos, então fazer parte dessa instituição como acadêmica me enche de orgulho”, comenta Maria.

De acordo com Paula Ferreira do Prado, aluna do 4.º ano, a FEMA tem contribuído muito para sua formação profissional, e o sentimento na noite de cerimônia é de gratidão e marca o início de seu estágio. “Não posso deixar de falar dos professores, do tanto que eles estão disponíveis para nos apoiar sempre. Eles são super acessíveis para os alunos e para responder qualquer dúvida. Além disso, estou iniciando agora o estágio obrigatório, que também é algo muito rico, de muito aprendizado. Tanto que em pouco tempo eu já aprendi coisas que não aprendi em minha vida inteira e vivenciei o lado humano da enfermagem, isso é exatamente a essência do ritual de Passagem da Lâmpada”, conta.