Estágio fisio site

Curso dá início ao estágio supervisionado

As turmas do 4º e 5º ano começaram a realizar atendimentos práticos ainda em 2021

Os alunos do 4º e 5º ano do curso de Fisioterapia da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) retomaram, ainda em janeiro, as atividades de estágio supervisionado iniciado no segundo semestre de 2021, quando os alunos começaram a atender pacientes com sequelas de Covid-19 na Clínica Escola de Fisioterapia da FEMA.

De acordo com a Profª Ma. Maria Eulália Baleotti, coordenadora do curso de Fisioterapia da FEMA, “o principal objetivo das atividades práticas curriculares supervisionadas é dar sentido a toda teoria ensinada aos nossos alunos desde o primeiro ano de curso. É a partir delas que eles poderão colocar em prática tudo aquilo que aprenderam, atendendo a população e resolvendo algumas das demandas de saúde do município”, conta Maria Eulália. Segundo a coordenadora, todos os atendimentos feitos pelos alunos da FEMA chegam encaminhados do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (CROSS), da Secretaria Municipal de Saúde.

Além disso, vale destacar que os alunos de Fisioterapia também atendem a população no Hospital Regional de Assis, nos setores de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Infantil, Adulto e Neonatal; e nas Clínicas Médicas. “Desde o ano passado, nós já estamos trabalhando com nossos alunos, preparando eles para as diversas áreas da fisioterapia. Então, no estágio supervisionado, eles passarão em cada uma das áreas: neurologia, ortopedia, reumatologia, fisioterapia respiratória ambulatorial, reabilitação cardíaca, fisioterapia uroginecologia, fisioterapia obstétrica e fisioterapia em geriatria”, conclui a coordenadora.

A professora do curso de Fisioterapia e supervisora do estágio na prática clínica de fisioterapia respiratória, Ma. Mariana Pereira Bertoche, conta que as atividades práticas estão sendo desenvolvidas de duas formas: com o atendimento ambulatorial, feito na Clínica Escola, e no Hospital Regional. “É muito bacana ver a recepção que nossos alunos estão tendo no hospital, o pessoal é muito acolhedor, e os alunos estão adorando. É realmente um presente oferecer isso a eles na graduação, pois ter essa vivência de atender na UTI é de grande valia para os alunos. Estamos com uma expectativa muito boa de que esse estágio vai de fato levar, para os alunos, um conhecimento teórico e prático muito específico”, comenta a professora.

A supervisora dos estágios em geriatria e de reabilitação cardíaca, professora Dra. Mariane Rezende Barbosa, destaca que o papel principal da Fisioterapia e das atividades supervisionadas é despertar nos alunos a importância da promoção à saúde, alinhada com a prevenção e reabilitação de doenças. “Se fizermos esse serviço de prevenção, nós conseguimos evitar uma série de complicações futuras e também conseguimos devolver autonomia e independência aos pacientes, para que eles tenham sempre uma boa qualidade de vida”, destaca.

Para a aluna do 5º ano de Fisioterapia, Luanna Moraes Santos Dias, os novos setores do estágio tem gerado bastante expectativa. “No momento estou no estágio de neurologia em conjunto com a geriatria. Temos bastante coisa para aprender, e já estamos nos preparando para o ano que vem, em que começaremos atuar. Estamos com bastante expectativa para tudo que aprenderemos nos setores, e vendo um pouco de como é a vida de profissional de fisioterapia”, declara com empolgação.

Dra. Mariana Romanholi Palma, professora da disciplina de Estágio de Saúde Pública e Fisioterapia em Uroginecologia e Obstetrícia da FEMA, conta que o curso de Fisioterapia está “desenvolvendo, através da disciplina de Saúde Pública, muitos trabalhos na Unidade Básica de Saúde Maria Isabel, como um tratamento de cicatrização de feridas, com aplicação de laser de baixa potência, em úlceras diabéticas e queimaduras, por exemplo. Junto disso, também estamos conscientizando a população a respeito da incontinência urinária, cuidados com pés diabéticos, importância do controle do diabetes e da glicemia, além de auxiliarmos gestantes no pré e pós-parto, trabalhando com as alterações corporais e no auxílio à amamentação”, comenta a professora, que vê benefícios nas atividades práticas tanto para os alunos quanto para a população. “Nós atuamos nos três níveis de atenção à saúde e isso é bem importante, pois assim estreitamos os laços da FEMA com a comunidade e beneficiamos a todos com tratamentos especializados via SUS, então é uma via de mão dupla”.

Segundo a supervisora da prática de Fisioterapia em Neurologia, professora Dra. Cássia Regina Saade Pacheco, em seu estágio “os alunos prestam serviços a crianças e adultos com sequela de doenças neurológicas. Nele, avaliamos o paciente e, a partir disso, prescrevemos o tratamento”, declara a professora.

Para a professora Ma. Carolina Takahashi - que trabalha no setor de cardiologia na prevenção de doenças, na recuperação de doenças cardiovasculares e no setor de reabilitação pulmonar - destaca que ao longo do ano serão realizadas ações, em parceria com as UBS, de orientações e ações de conscientização para grupos específicos, como hipertensos, idosos, diabéticos e gestantes, visando a promoção de saúde e a reabilitação de doenças. “O que nós esperamos, além da saúde da população, é promover a união da comunidade de modo a gerar um ciclo de cuidado e adoção de um estilo de vida mais saudável. Esperamos também unir o ensino ao serviço, possibilitando que os alunos vivenciem cenários reais da prática em saúde, para que desenvolvam uma habilidade estratégica para solucionar problemas de uma maneira mais eficaz”, finaliza a professora.