FisioOutubroNot

Inovação: Negócio de Conclusão de Curso

Novo formato de trabalho acadêmico permite que alunos transformem ideias em negócios

A FEMA está se transformando e trazendo aos seus alunos, professores e comunidade uma nova jornada rumo à inovação. Com recursos próprios, a FEMA investe, incentiva e fomenta o desenvolvimento de startups e ideias geradas por seus alunos, professores, parceiros e empresários da região por meio do HUB Inova FEMA.

Ambiente focado em inovação e desenvolvimento de startups, o HUB Inova FEMA visa integrar talentos universitários, empresas e comunidade de Assis e região em um espaço exclusivo que incentiva e apoia o empreendedorismo universitário comprometido com a criação de novos negócios (como empresas filhas, startups e spin-offs), produtos, serviços e soluções. Neste sentido, o Hub traz novidades para o desenvolvimento de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e de Iniciação Científica, um novo e inovador formato para os estudantes, com a opção de transformar ideias em negócios por meio do NCC - Negócio de Conclusão de Curso.

"O NCC fica à disposição para que, a qualquer momento durante a sua graduação, o aluno possa implementar sua ideia de forma prática junto ao HUB Inova FEMA, de forma integrada à sua graduação", explica Alex Poletto, coordenador institucional do HUB Inova FEMA.

O que é um NCC?

NCC - Negócio de Conclusão de Curso é um novo formato de trabalho acadêmico que foi desenvolvido para alunos FEMA, futuros universitários e profissionais de qualquer idade que estejam buscando a oportunidade de construir um negócio ao longo dos anos letivos.

Qual é o objetivo do NCC?

O objetivo do NCC é gerar oportunidade para alunos que têm o sonho de serem empreendedores. A nova modalidade de trabalho proporciona ao aluno a chance de ingressar na faculdade pensando em desenvolver um negócio desde o primeiro semestre.

Quando posso criar um NCC?

O NCC pode ser criado a qualquer momento, por qualquer aluno, desde o primeiro semestre da graduação ou pós-graduação.

Quais são as vantagens de criar um NCC?

A vantagem de criar um NCC é que o aluno tem a oportunidade de sair da graduação com um diploma e um modelo de negócio para dar sequência após a conclusão do curso.

Como propor um NCC?

Um edital de inovação será aberto a cada semestre para selecionar projetos provenientes de TCC, PIC, Ideias e Modelos de Negócio. Os projetos deverão ser encaminhados para o e-mail indicado no edital de inovação.

Em que formato que devo propor meu NCC?

O modelo para propor o projeto está localizado no site do HUB Inova FEMA: https://www.hubfema.com.br/formulario

O NCC é obrigatório?

Não, o NCC não é obrigatório. Ele é mais uma opção oferecida aos alunos da FEMA. Embora não seja uma etapa obrigatória, é mais uma oportunidade para os alunos que se interessam por empreendedorismo e sonham em criar uma startup. Portanto, o estudante irá trabalhar e desenvolver sua pesquisa, materializando seus negócios com a possibilidade de serem escalados no mercado.

O NCC pode substituir um TCC?

O NCC não substitui o TCC, porém um NCC pode vir a ser apresentado como um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), com aval e acompanhamento do orientador, de acordo com as normas específicas estabelecidas para a elaboração do TCC.

O TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) deixa de existir?

Não, o Trabalho de Conclusão de Curso tem aspectos acadêmicos e científicos e não deixa de existir para os cursos nos quais o TCC é obrigatório.