FEMA CidadaniaVem aí a primeira edição na Vila Progresso

Sábado, 24 de março, das 9h às 12h, com serviços e atrações gratuitas, como orientação nutricional, fabricação de sabão, oficina de fotografia em celular, dentre outros

Por Glauciana Nunes

A FEMA é uma instituição viva. E, de tão viva, torna-se impossível manter tudo isso nos limites de muros e grades, pois nos domínios desta instituição de ensino fervilham ideias, conceitos, pensamentos, teorias e ensinamentos. A todo instante respira-se isso dentro das salas de aula, dos laboratórios, dos prédios, dos corredores. Enfim, por toda a parte!

Mais que produção intelectual, na FEMA tem mão na massa! Tem produção, tem ação, tem realização. Isso é provado diariamente pelos mais de 130 professores, mais de 2 mil alunos e 80 funcionários. E, como tudo na vida, para que as realizações sejam realmente grandiosas, elas precisam ser úteis na vida das pessoas.

É por este motivo, fruto dos desejos da atual presidência e diretoria, que nasce o FEMA Cidadania, em parceria com a Prefeitura de Assis, um programa contínuo, que levará a instituição para além de suas grades, atuando diretamente com a comunidade assisense. “A proposta é que periodicamente, a FEMA esteja presente com alunos, professores e colaboradores, por meio de seus 11 cursos de graduação, em um bairro de Assis, oferecendo serviços gratuitos à comunidade de forma 100% voluntária. Assim, reforçamos a nossa função social”, explica Arildo José de Almeida, presidente da FEMA.

O Direito oferecerá orientações e encaminhamentos jurídicos. A Enfermagem fará a aferição de pressão e testes de glicemia. A Química ensinará a fazer sabão e amaciante artesanal. A Fotografia dará uma oficina de Fotos com Celular. A Medicina dará orientação nutricional para mães, depois de analisar peso e altura das crianças. A Fisioterapia dará uma oficina de Postura Corporal. Administração e Ciências Contábeis plantarão árvores e pintarão o muro da lavanderia comunitária. E a Informática divulgará as inscrições gratuitas para um curso de Games, que acontecerá na FEMA. Esses são alguns dos exemplos dos serviços que serão prestados.

A primeira edição do FEMA Cidadania acontece no dia 24 de março, das 9h às 12h, em frente à Lavanderia Comunitária da Vila Progresso. A Progresso foi propositadamente escolhida, já que o bairro onde fica a FEMA. Além dos serviços prestados aos adultos, as crianças também terão vez: haverá brincadeiras e atrações para os pequenos.

O FEMA Cidadania tem o objetivo de extrapolar os muros da faculdade, levando não só o conhecimento, mas também a esperança, para além de seus muros. Para o professor Eduardo Vella, diretor da FEMA, a iniciativa preza pelo lado social, tanto para oferecer serviços, como para dar esperanças de que todos podem estar na FEMA. “Vamos até a comunidade, para que eles saibam que podem vir aqui depois. Queremos devolver para a sociedade o muito que já temos: conhecimento e esperança”, enfatiza professor Eduardo.

Serviço:

FEMA Cidadania - Vila Progresso