Main Menu

Conheça a Fema

FEMA AdaLovelace site

FEMA realiza quinta edição do encontro

Evento destacou o papel das mulheres na área de TI, reunindo mulheres especialistas e incentivando a participação feminina no setor tecnológico

 

 

 

Na última sexta-feira, dia 22 de março de 2023, a coordenadoria dos cursos de Informática da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) promoveu mais uma edição do encontro "Ada Lovelace - Mulheres na Tecnologia". Realizado no Salão de Eventos da Associação Comercial e Industrial de Assis (ACIA), o evento reuniu uma diversificada audiência interessada na área de Tecnologia da Informação (TI), com o objetivo de evidenciar o papel crucial desempenhado pelas mulheres nesse campo e incentivar a participação feminina na tecnologia.

O ponto central do encontro foi a palestra intitulada "Tecnologia e Educação: uma mistura que dá pra fazer", conduzida pela palestrante Maria Alessandra Dubowski Nascimento. Após a palestra, uma mesa-redonda proporcionou um espaço para mulheres que se destacam em diferentes segmentos do mercado de Tecnologia compartilharem suas experiências e visões. Participaram do debate Lohana Francielli da Silva, analista II de suporte técnico da TOTVS; Rafaela Martins, analista de processos ágeis da TOTVS; Mariane Silva, gerente de operações de produtos da Tray - Locaweb Company; e Cristiane de Oliveira Garcia, coordenadora de projetos da VSM Informática.

A coordenadora dos cursos de Informática da FEMA, professora Ma. Diomara Martins Reigato Barros, expressou sua satisfação com o sucesso do evento e reforçou o compromisso de manter essa iniciativa nos anos seguintes. "O evento foi um sucesso, e nós queremos continuar com esse encontro por muitos anos, envolvendo as alunas dos nossos cursos de Análise de Sistemas e Ciência da Computação, além de também envolver a ETECs, outras faculdades e comunidades externas para estar conosco abraçando essa causa, incentivando meninas para a área de tecnologia", evidenciou.

Já a vice-diretora do Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis (IMESA), professora Ma. Arlete Aparecida Marçal, destacou a relevância do Ada Lovelace para a inserção das mulheres na informática, ressaltando que o ele demonstra o compromisso da FEMA e do IMESA em fomentar a presença feminina na tecnologia. "Ainda hoje nós temos algumas fragilidades em inserir essa mulher dentro da informática. E a FEMA, na pessoa de mantenedora e o IMESA no Instituto Educacional, consegue trazer um evento com uma grandeza tão importante e mulheres tão importantes, mulheres que estão aí inseridas na Informática fazendo a ciência, porque a informática é ciência", enfatiza a vice-diretora.

O diretor-executivo da FEMA, professor Me. Hilário Vetore Neto, também esteve no evento e destacou a importância de dedicar um espaço específico para discutir o papel das mulheres na tecnologia, em um momento em que a demanda por profissionais qualificados nesse setor está em ascensão. Ele enfatizou que a FEMA tem o orgulho de sediar um evento que celebra e promove a participação das mulheres na área de TI, especialmente durante o mês dedicado às mulheres.

Você pode conferir todas as fotos do Ada Lovelace no Flickr da FEMA.

 

 

 

     

facebook logo

SIGA FEMA ASSIS 

instagram logo min

SIGA FEMA ASSIS 

 

VISITE NOSSO BLOG

 

 

Back to top