FEMA InTech site

Evento promove inovação e tecnologia

Encontro reuniu estudantes, professores e profissionais para discutir tecnologia e soluções criativas em diversas áreas, com apoio de instituições e empresas parceiras

A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) realizou, nos dias 15 e 16 de março, o FEMA In Tech. O evento reuniu, durante os dois dias inteiros, jovens estudantes da região, professores de universidades e profissionais do mercado da tecnologia, agronegócio e indústria, para falar sobre temas ligados à tecnologia e inovação.

O objetivo do FEMA In Tech foi estimular o desenvolvimento de soluções e ideias criativas nas esferas universitária, governamental, industrial e comercial, e ser um espaço de troca de conhecimento entre mentes jovens e líderes com visão de negócio.

No primeiro dia, as atividades começaram com uma roda de conversa sobre "O papel das universidades na formação de profissionais inovadores", conduzida pelos professores Dr. Dario Palmeiri, Dr. Luiz Ricardo Begosso e Me. Hilário Vetore. Logo depois, aconteceu o "Campeonato de projetos: St@rt-SE Jovem Empreendedor", onde os estudantes da Etec Professor Mário Antônio Verza, de Palmital, apresentaram pitchs de modelos de negócios desenvolvidos por eles em sala de aula.

Durante a tarde, o encontro seguiu com uma roda de conversa sobre "Novas tecnologias e estratégias para o crescimento sustentável do setor (Agronegócio)", reunindo colaboradores da Nova América e Coopermota para falar sobre o assunto. Em seguida, o professor Dr. Jesualdo E. de Almeida Jr ministrou uma palestra sobre "LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados". A programação da tarde finalizou com o gerente comercial da COCAL, Luciano Dallabrida, que apresentou o modelo de produção de Biometano da empresa, que se apresenta como uma alternativa de energia renovável.

Ainda no início da noite, a consultora de inovação do Sebrae, Letícia Pinto Jorge, falou sobre "Inovação Corporativa na Prática", e em seguida Júlio Marcos Gomes Junior ministrou uma palestra sobre "Segurança da Informação: proteção de dados em empresas e serviços públicos". Para finalizar o primeiro dia do FEMA In Tech, o professor Dr. Marcos Cordeiro, da UNESP Marília, realizou uma palestra sobre "Tecnologia e Inovação como chaves para o desenvolvimento: o comércio exterior como uma alternativa possível para negócios".

Já no sábado, ocorreram duas atividades. A primeira delas, o Startup Day, foi realizada pelo Sebrae, e reuniu o ecossistema de inovação da região do Vale Paranapanema para falar sobre empreendedorismo e inovação. Ao final do Startup Day, Alexandre Ferro ministrou uma palestra para todos os presentes, sobre "O Perfil Profissional do Século XXI". Esse evento acontece todo ano, com o objetivo de fomentar o ecossistema inovador brasileiro e apresentar a experiência Sebrae Startups de apoio de ponta-a-ponta em todo o Brasil.

Ao longo de todo o dia, também aconteceu o Hackathon Fomenta Vale, que neste ano trouxe uma demanda da Tereos. O hackathon reuniu pessoas de diferentes áreas e lugares, que se organizaram em nove equipes para apresentarem seus projetos frente a banca de jurados, trazendo ideias inovadoras para resolver um problema apresentado pela Tereos Amido & Adoçantes Brasil, empresa do setor do agronegócio localizada em Palmital.

Segundo o diretor-executivo da FEMA, professor Me. Hilário Vetore Neto, foi muito bom ter, durante esses dois dias, diversas pessoas de diferentes áreas e idades, reunidas com o mesmo objetivo, de explorar os horizontes da inovação. "Cada momento foi enriquecido pela dedicação de todos os participantes, e claro que este evento não teria sido possível sem o apoio de cada uma das instituições e empresas parceiras. O nosso compromisso continua, queremos impulsionar o desenvolvimento tecnológico e promover a inovação aqui na região", destaca.

Realizado pela FEMA e pelo HUB Inova FEMA, o "FEMA in Tech" contou com o apoio de outras instituições e empresas, entre elas a Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATEC), Escola Técnica Estadual (ETEC), Inova/CPS, Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema (CIVAP), Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Fomenta Vale, Tereos, Cocal, Coopermota, Almeida & Nogueira Advogados Associados, Enersugar, NovAmérica Agrícola e Associação Comercial e Industrial de Assis (ACIA). Essa parceria estratégica reforça o compromisso conjunto de impulsionar o desenvolvimento tecnológico e promover a inovação em diversos setores.