FEMA publicacao inter site

Egressa tem estudo em revista internacional

Revisão bibliográfica realizada por Allana Gil Pereira revela impactos positivos de exercícios aeróbicos na qualidade de vida de gestantes

A egressa do curso de Fisioterapia da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), Allana Gil Pereira, teve seu trabalho "Revisão descritiva da literatura: Exercícios físicos aeróbicos na qualidade de vida e desconforto físico em gestantes" (“Descriptive literature review: Aerobic physical exercises on the quality of life and physical discomfort in pregnant women”, no original) publicado na revista International Journal of Health Science.

Allana, que foi estudante da primeira turma do curso de Fisioterapia da FEMA, desenvolveu sua pesquisa pelo Programa de Iniciação Científica (PIC) da instituição, sob a orientação da professora doutora Marianne Penachini da Costa de Rezende Barbosa.

Sua pesquisa teve como objetivo compilar informações sobre os impactos de programas de exercícios físicos aeróbicos na qualidade de vida e no desconforto físico de gestantes. Para isso, uma revisão abrangente de artigos disponíveis nas bases de dados PubMed e Physiotherapy Evidence Database (PEDro) foi realizada.

Os resultados da revisão indicaram que os protocolos de exercícios aeróbicos realizados foram capazes de melhorar a qualidade de vida e reduzir o desconforto musculoesquelético em gestantes. Isso exemplifica alguns dos muitos benefícios que o exercício físico pode oferecer para essa população.

Allana reforçou a importância do resultado obtido em sua pesquisa, afirmando: “Muitas pessoas acreditam que o exercício físico na gravidez não é benéfico, mas através dos estudos científicos, embora ainda sejam poucos, conseguimos mostrar que o exercício tem muitos benefícios para a gravidez”, comenta.

Segundo a professora Marianne Rezende, a pesquisa realizada por Allana traz uma importante contribuição para a área de fisioterapia e saúde materna. “Estudos com alta qualidade metodológica, como o realizado, traz segurança para as gestantes se exercitarem durante a gestação e sana as dúvidas sobre o tema; destacando a importância da prática baseada em evidência”, finaliza a orientadora.

A coordenadora do curso de Fisioterapia da FEMA, professora Ma. Mariana Pereira Bertoche, ressalta a relevância da pesquisa científica como pilar fundamental da instituição. "A publicação do trabalho da Allana é um reflexo do compromisso da FEMA com a excelência acadêmica e a produção de conhecimento científico. Investir na formação de nossos estudantes para que se tornem profissionais competentes e também pesquisadores engajados com a ciência, é parte integrante de nossa missão educacional", destaca.