FEMA Nanotecnologia site

Estudante apresenta trabalho em simpósio

Pesquisa sobre atividade antiglicante de nanopartículas de prata foi apresentado durante o Simpósio de Nanotecnologia, na USP em São Carlos

A estudante do curso de Química Industrial da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), Bianca Silva Bras, em colaboração com o professor Regildo Marcio Gonçalves da Silva, da Unesp, apresentou um trabalho no II Simpósio de Nanotecnologia Aplicada à Medicina e ao Agronegócio (SiNMA), realizado no Instituto de Física da USP em São Carlos. O evento teve como foco a discussão e a promoção de avanços na nanotecnologia aplicada às áreas médica e agronômica.

O projeto de pesquisa, intitulado "Atividade antiglicante de nanopartículas de prata contendo extrato seco padronizado de Avena sativa L. (Neuravena®️) obtidas por síntese verde", destaca-se como uma significativa contribuição para a área nanotecnológica, com potenciais aplicações na medicina, especialmente em estudos relacionados à atividade antiglicante. O resultado mais notável da pesquisa revela que as nanopartículas geradas demonstram uma eficácia superior quando comparadas ao fitoterápico isolado.

Em suas palavras, Bianca compartilhou sua motivação para explorar esse tema desafiador: "O interesse sobre o tema surgiu, pois atualmente a área nanotecnológica vem sendo muito estudada, pois ela traz inúmeros benefícios. A minha motivação é porque eu gosto da Pesquisa, eu gosto de trabalhar com isso, ir atrás de resultados promissores que possam contribuir de alguma forma com a humanidade. A importância, como eu disse, é trazer benefícios à humanidade", ela conta.

Bianca expressou seus planos futuros, destacando o desejo de ingressar em um mestrado para dar continuidade à sua pesquisa. Ela expressou sua gratidão ao professor Regildo Márcio Gonçalves da Silva, seu orientador, pela oportunidade de colaborar em um projeto tão significativo. A estudante também agradeceu ao seu grupo de pesquisa, o FitoLab - Laboratório de Fitoterápicos e Produtos Naturais, localizado na Unesp de Assis.

O trabalho de Bianca Silva Bras destaca-se como um marco na interseção entre nanotecnologia, medicina e agronegócio, representando um passo promissor em direção a soluções inovadoras com impacto positivo na sociedade.