FEMA Expo Inovacao site

Curso realiza 16ª edição da Expo Inovação

Evento destaca criatividade e integra teoria e prática acadêmica com desafios mercadológicos reais

A coordenação do curso de Administração da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) realizou, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro, a 16ª edição da Expo Inovação. O evento reuniu diversas empresas expositoras, além de estudantes dos cursos da FEMA.

Realizado este ano no Bloco 12 do campus, o evento é uma iniciativa dos estudantes do curso de Administração e integra a grade curricular da faculdade com o objetivo de fomentar o espírito empreendedor e outras habilidades relevantes para o futuro profissional.

Durante os dois primeiros dias do evento, quatro grupos integrados por estudantes do segundo ano de Administração apresentaram seus produtos na mostra de trabalhos, uma etapa fundamental do projeto acadêmico da disciplina de Gestão Mercadológica. Ao longo de um semestre, esses grupos se envolveram em desafios reais e hipotéticos relacionados a empresas e produtos específicos, buscando soluções práticas e inovadoras para os problemas propostos.

Os resultados desses desafios culminaram nas apresentações durante a Expo Inovação, permitindo que os alunos compartilhassem seus projetos com uma banca examinadora, colegas acadêmicos, empresários e membros da comunidade externa. O evento, além de promover a integração entre os alunos, proporcionou uma experiência semelhante a um "Pitch" de negócios, despertando o interesse de investidores, parceiros e potenciais clientes para os produtos apresentados.

Os produtos desenvolvidos foram exibidos em estandes equipados com todos os elementos essenciais para a demonstração dos planos mercadológicos. No último dia da Expo Inovação, os visitantes tiveram a oportunidade de degustar ou observar demonstrações dos produtos e, no fim do evento, foi realizada uma cerimônia de premiação para os melhores produtos e apresentações: em primeiro lugar, classificou-se a Sorvetô; em segundo a Santo Gelo; e em terceiro lugar a Purunmel.

O coordenador do curso de Administração da FEMA, professor Me. João Carlos da Silva, destacou a importância da Expo Inovação como uma imersão única, permitindo que os alunos e aspirantes a empreendedores testem suas ideias em um ambiente real, avaliando sua viabilidade no mercado e aspectos socioeconômicos.

Além do apoio da FEMA, o evento contou com o patrocínio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (SEBRAE), do Conselho Regional de Administração (CRA) e da Associação Comercial Industrial de Assis (ACIA), reforçando o compromisso conjunto com o estímulo ao empreendedorismo e à inovação na região.