FEMA ESF site

Cursos de saúde realizam evento em ESF

Estudantes de Medicina, Enfermagem e Fisioterapia uniram esforços para promover bem-estar feminino em unidade de saúde do Parque Universitário, em Assis

Durante todo o mês de outubro, os estudantes da quarta etapa da disciplina Integração Ensino Serviço e Comunidade (IESC), do curso de Medicina da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), juntamente com a professora Ma. Maria José Caetano F. Damaceno e a equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) Parque Universitário, do município de Assis, realizaram o Projeto “Seja a mulher de sua vida”, concebido durante o semestre anterior. A iniciativa buscou aprimorar os indicadores de saúde relacionados ao exame preventivo papanicolau, em um esforço conjunto para promover a conscientização e ações práticas voltadas para a saúde da mulher.

Como parte da abordagem pedagógica "Problematização da Metodologia Ativa", os estudantes mergulharam na realidade local, identificando obstáculos e necessidades enfrentados pelas mulheres no acesso a cuidados de saúde preventivos. Por meio de reuniões e estudos com a equipe da ESF, foi possível compreender a importância de uma abordagem abrangente, considerando a integralidade da saúde da mulher e a necessidade de autonomia em relação ao seu bem-estar.

Durante o mês de outubro, três encontros foram organizados na ESF Parque Universitário, oferecendo uma gama diversificada de serviços e atividades. Consultas ginecológicas com coleta de papanicolau e exame clínico das mamas, consultas odontológicas, momentos de cuidados estéticos e entretenimento realizados a partir de parcerias comunitárias foram algumas das atividades disponibilizadas.

No último encontro, realizado no dia 26 de outubro de 2023, os cursos de Medicina, Enfermagem e Fisioterapia promoveram uma ação interdisciplinar na ESF, marcando uma iniciativa de colaboração entre educação e serviços de saúde em prol da comunidade local. Foram realizadas oficinas educativas sobre a importância dos exames preventivos, contando também com participação do curso da Enfermagem, abordado ações de primeiros socorros em crianças e adultos, bem como do curso de Fisioterapia da FEMA, que abordou aspectos da fisioterapia pélvica.

Dra. Mariana Romanholi Palma, professora do curso de Fisioterapia que acompanhou a ação, destacou a palestra realizada sobre "A atuação da fisioterapia na saúde da mulher", que abordou uma variedade de tópicos relevantes para a saúde feminina, desde gestação e pós-parto até disfunções sexuais e incontinências.

Por sua vez, a coordenadora do curso de Enfermagem da FEMA, professora Dra. Caroline Lourenço de Almeida, do curso de Enfermagem, compartilhou sua contribuição na orientação sobre cuidados infantis, incluindo o manejo de casos de engasgo em recém-nascidos e posicionamento adequado para amamentação.

A professora Me. Maria José enfatizou o valor do método de ensino aplicado, ressaltando como ele proporciona aos estudantes uma compreensão de sua futura prática profissional, incluindo a importância do trabalho em equipe, vínculo com a comunidade e estratégias eficazes de educação em saúde. A integração bem-sucedida entre os cursos de Medicina, Enfermagem e Fisioterapia reflete o compromisso da FEMA em atender às necessidades sociais locais, alinhado com as diretrizes curriculares de cada curso.

"A experiência deste projeto destacou a importância de constantemente promover a autonomia dos pacientes em relação à sua saúde, principalmente por meio da Educação em Saúde, considerando as complexidades que influenciam a adesão aos exames preventivos", comentou a professora Maria José.

Esta iniciativa marcante representa um passo significativo em direção à promoção da saúde da mulher e ao fortalecimento dos laços entre a academia e os serviços de saúde em Assis. A FEMA e os cursos envolvidos seguem comprometidos em impulsionar iniciativas semelhantes que visem a melhoria contínua do bem-estar da comunidade local.