FEMA Artigo Fisio site

Coordenadora publica artigo em revista

Estudo contribui para a identificação do tempo mínimo necessário para avaliação do sedentarismo em pacientes com DPOC

A coordenadora do curso de Fisioterapia da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), professora Ma. Mariana Pereira Bertoche, teve seu artigo de mestrado publicado na revista internacional “European Respiratory Journal Open Research". Intitulado "Avaliação do comportamento sedentário em indivíduos com DPOC: quantos dias são necessários?", o artigo é fruto do trabalho do grupo de pesquisa do Laboratório de Pesquisa em Fisioterapia Pulmonar da Universidade Estadual de Londrina (UEL), do qual a professora faz parte.

O objetivo central do estudo foi determinar o número mínimo de dias para avaliação do comportamento sedentário em pessoas com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). A pesquisa envolveu a análise de 91 participantes de ambos os sexos, e os resultados obtidos após as análises estatísticas revelaram que a média de 4 dias de monitoramento objetivo foi suficiente para refletir adequadamente os resultados de uma avaliação de 1 semana dos principais desfechos relacionados ao comportamento sedentário em indivíduos com DPOC moderada a muito grave, independentemente do sexo, gravidade da doença, dia da semana, período diurno e ocorrência de cochilos diurnos.

A professora Mariana Bertoche, ao comentar sobre essa conquista significativa, afirmou: "Estou no Laboratório de Pesquisa em Fisioterapia Pulmonar da UEL desde 2015 e já foram vários congressos, feiras, simpósios e pesquisas científicas com esse grupo de pesquisa de excelência, reconhecido mundialmente. Ter meu artigo de mestrado publicado em um importante e respeitado periódico internacional foi extremamente gratificante. Agradeço à minha família, meus colegas de laboratório, meus orientadores, co-autores e principalmente todos os pacientes que fizeram parte deste importante ciclo. Meu estudo contribui com a literatura científica pois traz achados relevantes e inéditos na avaliação do sedentarismo em pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica", declara.

Esse estudo representa um avanço na compreensão da DPOC e contribui significativamente para a literatura, oferecendo informações valiosas que podem influenciar o número de dias de avaliação e o tratamento de pacientes com essa condição de saúde. Por isso, a FEMA parabeniza a professora Ma. Mariana Pereira Bertoche por sua dedicação à pesquisa e por sua contribuição para a área de fisioterapia respiratória.