FEMA Fisio Galanta site

Curso desenvolve órtese 3D para paciente

Órtese está sendo produzida em parceria com a empresa Galanta; o projeto faz parte da disciplina de práticas supervisionadas em neurologia

O curso de Fisioterapia da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) realizou, no dia 5 de setembro de 2023, uma visita técnica na Galanta, empresa de referência nacional na área de impressão 3D e parceira do HUB Inova FEMA. O objetivo da visita foi conhecer o processo de impressão 3D e acompanhar o desenvolvimento de uma órtese para um paciente com sequela de AVC.

De acordo com a professora do curso de Fisioterapia, Ma. Maria Eulália Baleotti, o projeto faz parte da disciplina de práticas supervisionadas em neurologia, onde os estudantes realizam visitas domiciliares com o objetivo de identificar as necessidades do paciente e encontrar soluções para melhorar sua qualidade de vida. “A partir de uma dessas visitas, foi identificada a necessidade de uma órtese de membro inferior para um paciente que tem sequelas de um AVC isquêmico”, revelou.

A professora Dra. Cassia Regina Saade Pacheco, que é responsável pelo estágio supervisionado, realizou o molde da órtese e o levou ao HUB Inova FEMA para impressão. “Foi então que entramos em contato com o professor Alex Poletto, que é coordenador do HUB Inova FEMA, que prontamente solicitou uma parceria com a empresa Galanta”, explicou Maria Eulália.

Segundo a professora, a Galanta aceitou a proposta e desenvolveu um projeto da órtese em 3D, que será impressa e entregue ao paciente. Posteriormente, os estudantes do curso de Fisioterapia acompanharão a adaptação do paciente à órtese e avaliarão os resultados do uso do dispositivo.

A coordenadora do curso de Fisioterapia da FEMA, professora Ma. Mariana Pereira Bertoche, declara: “A parceria entre a empresa Galanta, HUB Inova FEMA e o curso de Fisioterapia da FEMA reforça nosso comprometimento de integração ensino-serviço-comunidade e orienta-se pelos pressupostos conceituais que usam o processo de educação para promover a transformação social”, finaliza.