FEMA CongressoFisio site

Estudantes apresentam trabalho científico

Pesquisa contribui para avanços na compreensão de sequelas da Covid-19

Os estudantes do curso de Fisioterapia da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), Arthur Carlos Roberto Virgulino e João Pedro Carreiro Spanhol, realizaram uma apresentação de seu trabalho de pesquisa "Sequelas pós-Covid-19 e relação com variáveis clínicas e funcionais" no XIII Congresso Brasileiro de Asma e X Congressos Brasileiros de DPOC e Tabagismo, realizado juntamente com o II Congresso Paranaense de Pneumologia e Tisiologia, de 2 a 5 de agosto de 2023 no Centro de Convenções Via Soft Experience, em Curitiba. O estudo foi orientado pela professora Dra. Juliana Souza Uzeloto.

Segundo o estudante Arthur Virgulino, a experiência de apresentar no congresso foi incrível, pois houve uma boa participação do público, e eles puderam divulgar o curso de Fisioterapia da FEMA. "Essa foi a minha primeira apresentação de trabalho em congressos e, por mais que seja apresentado pelo folder, para somente um avaliador, conseguimos fazer uma boa apresentação com várias perguntas durante e depois da apresentação. O João Pedro todos os dias me deu uma base para apresentar e as prováveis perguntas que o avaliador poderia fazer, e ao final de tudo fiz uma boa apresentação. Além disso, a viagem foi boa e fomos na intenção de mostrar a nossa instituição e nosso curso de Fisioterapia. Agradeço sempre à nossa orientadora, que nos apoia muito", declara.

João Pedro conta que o sentimento é indescritível: "Os frutos que estão sendo colhidos por meio desta pesquisa até o presente momento são um retrato de todo o empenho e comprometimento que dedicamos ao projeto. Particularmente, vejo a ciência como uma das principais vias para alcançar e fornecer um atendimento de excelência aos nossos pacientes. Poder participar de eventos como este e, ainda mais, contribuir com os dados que coletamos, é algo extremamente gratificante. Sendo assim, só tenho a agradecer ao meu parceiro de pesquisa, Arthur, e à nossa orientadora, professora Dra. Juliana, por me proporcionarem momentos como esse", finaliza o estudante.

No cenário atual, em que a recuperação pós-Covid-19 se tornou um foco significativo da pesquisa médica e científica, o trabalho dos estudantes destaca-se como um verdadeiro marco. Afinal, ao apresentarem sua pesquisa em um evento de nível nacional, eles não apenas compartilharam descobertas valiosas, mas também enalteceram a qualidade do ensino e da pesquisa na FEMA, inspirando outros a se empenharem na busca pelo conhecimento e consolidando a pesquisa científica como um pilar fundamental na evolução da saúde.