FEMA pesquisaFisio site

Estudante tem PIC aceito em revista científica

Pesquisa apresenta dados quanto ao uso da imersão em água fria como técnica de recuperação pós-exercício

A estudante do quarto ano do curso de Fisioterapia da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), Jéssica Vasconcelos Claudio, teve seu trabalho intitulado "Imersão em água fria (IAF) sobre parâmetros hemodinâmicos: revisão sistemática com meta-análise" aceito para publicação na renomada revista Fisioterapia & Pesquisa, um periódico de grande relevância e que possui a classificação Qualis B1 na Plataforma Sucupira, mantida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Além disso, a revista também é indexada em diversas bases de dados relevantes, como SCIELO, BVS, CINAHL, LILACS, LATINDEX e SportDISCUS, o que aponta para o potencial alcance e impacto na comunidade científica.

O projeto foi desenvolvido através do Programa de Iniciação Científica (PIC) durante o ano de 2021, sob a orientação do professor Dr. Alan José Barbosa Magalhães. Na pesquisa, Jéssica investigou a aplicação da imersão em água fria como uma técnica para acelerar a recuperação pós-exercício. Ao comparar essa abordagem com a imersão em água em temperatura ambiente (utilizada como placebo no estudo), a estudante observou que não houve diferença significativa nos parâmetros hemodinâmicos analisados.

O Prof. Dr. Alan Magalhães comentou sobre os resultados obtidos: "Do ponto de vista clínico, a melhora de apenas 1% a 2% proporcionada pela IAF, quando comparada ao placebo, é muito pequena para justificar sua adoção em uma decisão clínica. Nesse caso, o profissional pode escolher a intervenção de sua preferência para a recuperação pós-exercício, pois o resultado será o mesmo. Além disso, nem todos os pacientes suportam bem o contato com a IAF. Diante desses achados, nosso grupo de estudo já deu início a uma nova pesquisa para investigar outras intervenções para a recuperação pós-exercício e avaliar sua efetividade".

A estudante contou que a experiência de desenvolver o trabalho foi enriquecedora, e manifestou seu desejo de que a instituição continue a incentivar e desenvolver pesquisas científicas. “Publicar um artigo em uma revista científica era um sonho longínquo de ser realizado, e que graças a FEMA e ao PIC, consegui alcançar essa aspiração quando menos imaginava. Participo de projetos de pesquisa desde o meu 2º ano de graduação, e gosto muito de desenvolver estudos científicos. É minha forma de trabalho e uma área em que me sinto útil pela oportunidade de contribuir com o meu conhecimento e aprendizado para a comunidade científica. Agradeço primeiramente a Deus por ter concretizado esse sonho e a FEMA e pela oportunidade de produzir estudos científicos e pela confiança no meu potencial como estudante. Também agradeço o meu professor orientador por todo o conhecimento científico e profissional que adquiro e continuo adquirindo com ele, e por todo o apoio e carinho ao longo desses 3 anos. Agradeço especialmente a minha mãe, que conjuntamente com o meu professor orientador, são a minha força e amparo nos momentos em que nem eu acredito em mim mesma. Vocês são a minha base e o meu maior exemplo de como ser uma boa profissional”, declara a estudante.

Com a publicação do trabalho de Jéssica na revista Fisioterapia & Pesquisa, espera-se que suas descobertas contribuam para aprimorar o conhecimento na área de recuperação pós-exercício e incentivem novos estudos no campo da fisioterapia, beneficiando profissionais e pacientes. A FEMA se orgulha de seus estudantes engajados em projetos científicos e reafirma seu compromisso em fomentar o avanço do conhecimento em sua comunidade acadêmica.