FEMA Intercambio site

FEMA recebe estudantes da Alemanha

O Programa de intercâmbio da FEMA promove a imersão de estudantes alemãs em experiências acadêmicas e culturais na faculdade

A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) recebe, esta semana, quatro estudantes de intercâmbio da proTechnicale, uma renomada escola alemã que tem o apoio da indústria aeroespacial e que tem como público-alvo estudantes do sexo feminino.

As estudantes ficarão na FEMA até sexta-feira, sendo dois dias no Centro de Pesquisas em Informática (Cepein) e um dia na Agência Geração Propaganda. Durante esta semana, elas estão convivendo com os nossos professores e alunos, ampliando a internacionalização de nossos cursos. No Cepein, por exemplo, elas vão compreender como é o processo de desenvolvimento de software que desenvolvemos na FEMA, e também receberão informações sobre conceitos de robótica.

O programa de intercâmbio proporciona aos alunos a oportunidade de conhecer diferentes universidades e culturas, bem como adquirir conhecimentos técnicos e científicos. Além disso, busca estabelecer conexões entre os participantes, aprimorar habilidades em línguas estrangeiras e proporcionar uma compreensão aprofundada do papel de um estudante em um programa de estágio internacional.

A FEMA oferece três modalidades de intercâmbio. A primeira consiste no estudo de graduação ou pós-graduação no exterior, permitindo que os alunos de todos os cursos da instituição cursarem um ou dois semestres em uma das universidades parceiras localizadas na Austrália, Colômbia, Estados Unidos e Portugal. Nessa modalidade, as mensalidades são isentas de custos para os participantes.

Na segunda modalidade, alunos e professores de todos os cursos têm a opção de estudar inglês ou francês em países como Austrália, Canadá ou Estados Unidos. As instituições disponíveis para essa modalidade são Bouchereau Lingua International, localizada em Montreal, Canadá, a University of California em Riverside, Estados Unidos, e a Deakin University em Melbourne, Austrália. Vale ressaltar que, em algumas localidades, é necessário obter um visto estudantil.

A terceira modalidade de intercâmbio está vinculada aos programas conveniados "The International Association for the Exchange of Students for Technical Experience" (IAESTE), uma entidade não governamental sediada na Inglaterra, atualmente presente em mais de 80 países, e o programa "New Generations Service Exchange" do Rotary International. Nesse tipo de intercâmbio, os alunos podem realizar estágios remunerados ou voluntários no exterior, por um período que pode variar de dois a 12 meses, dependendo do modelo escolhido.

De acordo com o professor Luiz Ricardo Begosso, coordenador do Programa de Intercâmbios da FEMA, os interessados em participar do programa de intercâmbio devem atender a determinados requisitos e ficar atentos aos prazos estabelecidos para cada programa. É necessário possuir proficiência na língua inglesa ou na língua do país onde se pretende realizar o intercâmbio, no caso dos estudos de graduação e pós-graduação. Para o estudo de língua estrangeira, recomenda-se possuir um nível intermediário no idioma desejado, seja o inglês ou o francês. Já para aqueles que desejam realizar estágios no exterior, é necessário ter concluído pelo menos 50% do curso. O professor Begosso ressalta a importância de planejar o intercâmbio para o final do curso, a fim de obter o máximo aproveitamento possível.

Para obter mais informações sobre o Programa de Intercâmbio da FEMA, esclarecer dúvidas ou realizar inscrições, os interessados devem enviar um e-mail manifestando seu interesse para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Detalhes adicionais sobre os programas podem ser encontrados na seção "Internacional" do site oficial da FEMA.