FEMA Aprovados OAB site

Direito celebra aprovação de estudantes

Aprovação de 15 estudantes, antes mesmo de se formarem, reflete a excelência da formação oferecida pela faculdade

O curso de graduação em Direito da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) comemora, por mais um ano consecutivo, o alto desempenho de seus estudantes no XXXVII Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP). Antes mesmo de se formarem, 15 estudantes da FEMA foram aprovados na região de Assis.

O Exame da OAB-SP, também conhecido como Exame da Ordem, é uma avaliação temida e rigorosa pela qual os formados em Direito no Brasil passam para certificar suas qualificações, conhecimentos e práticas necessárias para o exercício da advocacia.

De acordo com o coordenador do curso de Direito da FEMA, professor Dr. Jesualdo Eduardo de Almeida Junior, um dos principais indicadores da qualidade de um curso de Direito é a aprovação de seus estudantes no Exame da Ordem, e a FEMA tem um alto percentual nesse quesito. "Quando um estudante conclui a faculdade, para se tornar um advogado, é necessário ser aprovado nesse exame. Atualmente, esse exame tem um alto grau de dificuldade, pois são 80 questões que o estudante precisa responder, obtendo uma média exemplar. Em seguida, há uma segunda fase na qual ele precisa elaborar uma petição prática e também responder a outras quatro questões escritas. A partir daí, ele se torna potencialmente um advogado. A taxa de aprovação nacional é de 19%, o que é razoavelmente baixo. No entanto, a FEMA ostenta um índice bem acima da média nacional. Esses estudantes, que passaram no exame agora, ainda não cobriram todo o conteúdo do currículo da faculdade, mas a instituição proporcionou a eles um aprendizado e uma preparação tão bons que eles já conseguiram ser aprovados, mesmo sem terem concluído o ano letivo", comenta o professor.

Para a estudante Bianca Miranda Sangi, passar no Exame da Ordem, ainda no quinto ano, é um sonho realizado. "A FEMA sempre me chamou a atenção, devido ao grande número de estudantes que ela aprova anualmente no Exame da Ordem. Ela contribui para esse resultado nos dando apoio nos estudos com professores capacitados que trazem, além de suporte e preparo para essa prova, nos mostra uma prática do dia a dia de um advogado. Os professores, além de mestres, doutores, são advogados, delegados, juízes e trazem para nós, estudantes, um pouquinho de como é a prática jurídica", declara Bianca.

Vanessa Moura, estudante que também obteve aprovação no Exame, conta que além da sensação de alívio de saber que uma vez aprovado na OAB para sempre aprovado na OAB, existe também a sensação de estar começando a colher os frutos da longa jornada que são os cinco anos da faculdade de Direito. "O fato da FEMA existir na nossa cidade já contribui muito, porque ela dá acesso para que as pessoas tanto da cidade de Assis quanto da região possam vir aqui estudar e cursar tanto a faculdade de Direito quanto outros cursos. Então só o fato da FEMA existir já contribuiu para essa conquista, de estar aprovada no Exame da Ordem antes mesmo de me formar", externa a estudante.

Como citado pelas estudantes, o resultado alcançado é reflexo direto do excelente trabalho desenvolvido pela FEMA, pela coordenação do curso de Direito, e por todos os professores. Do primeiro ao quinto ano, os graduandos em Direito têm acesso a ferramentas como o Centro de Prática Jurídica, portais de pesquisa e a biblioteca, que os permitem se envolver com o Direito e aprimorar seus conhecimentos.

Além disso, o excelente desempenho dos estudantes de Direito da FEMA no Exame da OAB-SP evidencia o compromisso da faculdade em fornecer uma educação jurídica abrangente e rigorosa. A FEMA continua a cultivar um ambiente de apoio e estímulo que promove a excelência acadêmica e prepara os estudantes para os desafios da profissão jurídica.