FEMA saude escola site

Cursos de saúde promovem ação em escola

Estudantes de Enfermagem, Fisioterapia e Medicina proporcionaram atendimento social e orientações de bem-estar à comunidade escolar e moradores locais

Os cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Medicina da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) participaram de uma ação comunitária realizada pela Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIF) Profª Alides Celeste Razaboni Carpentieri, no dia 27 de maio de 2023.

Com objetivo de proporcionar uma manhã de atendimento social aos estudantes e familiares que fazem parte da comunidade escolar, bem como aos moradores da região em que a escola se encontra, os cursos de saúde visitaram a escola e realizaram diversas atividades de saúde e bem-estar.

Os estudantes de Enfermagem e Medicina foram supervisionados pela coordenadora do curso de Enfermagem, professora Dra. Caroline Lourenço de Almeida. Eles realizaram verificação da pressão arterial dos participantes do evento, oferecendo uma avaliação dos sinais vitais e contribuindo para a conscientização sobre saúde cardiovascular. Além disso, conduziram uma sessão de treinamento de primeiros socorros, compartilhando conhecimentos essenciais sobre os procedimentos de emergência que podem ser realizados em situações críticas.

Já os estudantes do curso de Fisioterapia, supervisionados pelas professoras Dra. Cassia Saade Pacheco e Dra. Mariana de Almeida Lourenço, fizeram avaliações e orientações posturais, com educação em saúde, na promoção da qualidade de vida, além da atividade "Brincar Terapêutico", que utiliza brinquedos produzidos pelos próprios alunos na disciplina que envolveu a Tecnologia Assistiva. Segundo a professora Dra. Cassia, essa é uma atividade que leva para a criança o seu universo do brincar. "Uma atividade importante no desenvolvimento da criança, pois enquanto brinca, aprende e desenvolve suas habilidades. É um momento que mostramos a possibilidade do brincar a partir de coisas simples, que podem ser reproduzidas em casa", conta.

A iniciativa foi uma oportunidade para os estudantes de saúde da FEMA aplicarem seus conhecimentos teóricos em um contexto prático, ao mesmo tempo em que beneficiavam a comunidade escolar e os moradores locais. Ao oferecer serviços de saúde e promover o bem-estar, os estudantes demonstraram seu compromisso com o serviço comunitário e a importância de suas respectivas áreas, além de exemplificar a dedicação da instituição à responsabilidade social e ao estabelecimento de laços sólidos com a comunidade.