Main Menu

Conheça a Fema

FEMA Pré Fórum 1 site

FEMA realiza II Pré-fórum de Educação Médica

Evento reuniu Secretaria de Saúde, Conselho Municipal de Saúde, professores e estudantes do curso de Medicina da FEMA para discutir a importância da extensão universitária na prestação de serviços à comunidade, e como incluí-la de maneira efetiva no currículo acadêmico

 

 

A coordenação e o apoio pedagógico do curso de Medicina, com o suporte das diretorias Acadêmica e Executiva da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) e o Diretório Acadêmico do Curso de Medicina (Dama), realizaram o II Pré-Fórum de Educação Médica em parceria com a Secretaria de Saúde do Município de Assis, nos dias 17 e 18 de abril de 2023.

 

O objetivo do evento foi discutir sobre a Curricularização da Extensão Universitária (CEU) e aproximar os estudantes e professores dessa temática. Para isso, reuniu diversas especialistas para falar sobre o assunto durante a cerimônia de abertura, realizada na manhã do dia 17 de abril, no Cine FEMA Piracaia. Estiveram presentes, o diretor acadêmico, professor Me. Eduardo Augusto Vella Gonçalves; a vice-diretora acadêmica, professora Ma. Arlete Aparecida Marçal; coordenadores dos cursos da FEMA; professores do curso de Medicina; a secretária municipal de saúde, Cristiane Silvério de Andrade Bussinati; a presidente do Conselho Municipal de Saúde de Assis, Benedita Quintiliano Pereira; o presidente do Diretório Acadêmico do curso de Medicina, Cleber Filho; além das palestrantes, estudantes do curso de Medicina e colaboradores da área da saúde de Assis.

 

No mesmo dia, foram realizadas diversas oficinas, que se estenderam até a manhã do dia 18, com apresentação e discussão dos resultados das oficinas sendo realizados no período da tarde, para então haver o encerramento do II Pré-Fórum de Educação Médica do curso de Medicina da FEMA.

 

O diretor acadêmico, professor Me. Eduardo Augusto Vella Gonçalves, declara que o momento oportunizado pelo Pré-fórum, onde a faculdade e comunidade se reúnem para discutir a inclusão da extensão universitária no currículo, é importante para garantir que esse trabalho seja feita de forma correta. “Neste momento histórico, a comunidade acadêmica, a Secretaria de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde se reúnem para discutir a curricularização da extensão universitária, que é fundamental para a prestação de serviços à comunidade. A educação se faz por meio do tripé de ensino, pesquisa e extensão, e agora é a vez de incluir a extensão no currículo. É importante conversar com a comunidade e aqueles que estarão na outra ponta para garantir que a inclusão da extensão seja feita da maneira correta. Como a professora Shirlene sempre diz, ainda há muito trabalho a ser feito e é preciso nunca se dar por satisfeito”, comenta Vella.

 

Em discurso, o coordenador do curso de Medicina, professor Dr. Jairo Cesar Dos Reis, contou que o estabelecimento da extensão universitária como obrigatoriedade ocorreu em 2018, mas o curso de Medicina da FEMA já estava se preparando para essa mudança bem antes disso. “O Conselho Nacional de Educação estabeleceu, em 2018, a inclusão da extensão universitária como disciplina obrigatória nos cursos superiores do Brasil. Isso foi motivado pela ideia de que um curso superior deve estar a serviço da comunidade. A partir daí, o Conselho Estadual de Educação (CEE) começou a realizar diligências para garantir a implementação dessa medida, incluindo até 10% da carga horária do curso em projetos de extensão. Porém, a Medicina da FEMA foi um dos primeiros a se adaptar a essa obrigatoriedade, graças à antecipação da professora Dra. Shirlene Pavelqueires, responsável pelo desenvolvimento da proposta de curricularização do curso. Agora, o Pré-fórum organizado permitiu compartilhamento e informação sobre o assunto”, conta o professor.

      

facebook logo

SIGA FEMA ASSIS 

instagram logo min

SIGA FEMA ASSIS 

 

VISITE NOSSO BLOG

 

 

Back to top