FEMA Encontro Dia da Saúde site

FEMA participa de evento sobre saúde

Evento discutiu reflexões sobre bem-estar e saúde no cenário atual e contou com a presença de profissionais e estudantes da área de saúde em Assis e região

A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) teve a honra de participar do VI Encontro do Dia Mundial da Saúde, promovido pela Santa Casa de Assis e o Ambulatório Médico de Especialidades (AME Assis), em parceria com outras oito instituições que prestam serviços e que atuam no ensino técnico e profissional na área da saúde. O evento, que aconteceu na noite do dia 11 de abril de 2023, teve como tema principal “Reflexões sobre bem-estar e saúde no cenário atual", e contou com a presença de aproximadamente 150 pessoas. A organização do evento contou com o apoio das coordenadoras dos cursos de Fisioterapia e Enfermagem da FEMA, professoras Ma. Mariana Pereira Bertoche e Dra. Caroline Lourenço de Almeida.

O Encontro aconteceu no campus da Unesp Assis, no Anfiteatro Antônio Merisse, e teve como objetivo discutir temas relevantes sobre a saúde mental e física, bem como enfatizar a importância de uma vida saudável. Três palestrantes foram convidados a falar sobre o assunto, sendo eles: a psicóloga e pesquisadora, Dra. Heidi Bertolucci Coelho; a fisioterapeuta, pesquisadora e professora da FEMA, Dra. Marianne Penachini de Rezende Barbosa; e a diretora técnica de saúde e enfermeira, Gisele Gutierres Carvalho Ciciliato.

Além disso, a mesa de abertura do evento contou com a presença da vice-diretora acadêmica da FEMA, professora Me. Arlete Aparecida Marçal, juntamente com outros representantes das instituições organizadoras: a gerente de serviços ambulatoriais da Santa Casa de Assis e do AME Assis, Andreia Camargo Souza; o coordenador assistencial da Santa Casa de Assis, Edmar Luís de Oliveira; o coordenador médico do SAMU Regional Assis, que representou o Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema (CIVAP), Antônio Toshimitsu Onimaru; a secretária municipal de saúde de Assis, Cristiani Silvério de Andrade Bussinati; a secretária municipal de saúde de Candido Mota, Vânia Cavalcanti; a assistente técnica do Hospital Regional de Assis, Beatriz de Souza Dias; a presidente do Conselho Municipal de Saúde de Assis, Benedita Quintiliano Pereira; Irinez Alves, do Centro Técnico Atual de Assis (CENTEA Assis) e a representante do Doutores do Bem, Vilma Bianchi.

Para a vice-diretora acadêmica, professora Me. Arlete Marçal, o evento foi de grande relevância, pois fortalece o cenário de saúde de Assis e região. “A saúde não pode ser compreendida sem a educação e a participação ativa da faculdade na comunidade. Como instituição de ensino, temos a importante missão de formar profissionais para o Sistema Único de Saúde (SUS), e a pandemia nos fez refletir sobre o nosso papel na atualidade e como podemos contribuir para a saúde da população, sendo a academia responsável por atender ao SUS com empatia, companheirismo e envolvimento”, comenta.

Participaram do evento profissionais de saúde, estudantes dos cursos de Fisioterapia, Enfermagem e Psicologia de instituições educacionais de Assis; técnicos e auxiliares de enfermagem, além da comunidade em geral. A iniciativa das organização do evento demonstra a importância de se discutir saúde atualmente e reforça a importância da união entre as instituições de saúde e ensino na área da saúde para Assis e região.